O que se sabe e o que falta saber sobre o caso do homem que foi espancado e atropelado em Bom Jesus dos Perdões, SP


Imagens da confusão viralizaram nas redes sociais e mostram as agressões contra o homem, que precisou ser internado. Quatro pessoas já foram presas. Quatro são capturados após homem ser espancado em Bom Jesus dos Perdões
A polícia segue investigando o caso do homem que foi espancado e atropelado em uma confusão no Centro de Bom Jesus dos Perdões (SP), na madrugada desta sexta-feira (23).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O crime tem repercutido na região por causa da brutalidade do ataque e, por conta disso, o g1 preparou um material com as principais informações sobre o caso.
Confira abaixo o que se sabe e o que ainda precisa ser esclarecido:
O que aconteceu?
Quem é o homem espancado?
Qual o estado dele?
Qual o motivo do ataque?
Os envolvidos já foram identificados e presos?
A festa da cidade continua?
Homem é espancado e atropelado em confusão no Centro de Bom Jesus dos Perdões
O que aconteceu?
Um homem de 53 anos foi espancado e atropelado durante uma confusão no Centro de Bom Jesus dos Perdões (SP), na madrugada desta sexta-feira (23).
A confusão aconteceu por volta da 1h, na rua Joaquim Rodrigues dos Santos, a cerca de 300 metros de onde acontecem os eventos em comemoração ao aniversário da cidade.
O caso foi gravado e viralizou nas redes socais. As imagens são fortes – assista acima.
O vídeo mostra o momento em que um grupo retira o homem à força de uma caminhonete e passa a agredi-lo. Ele fica caído no chão e é acertado com chutes, principalmente na cabeça. Na sequência, é possível ver um homem entra na caminhonete, atropelar o homem e ainda bater o veículo na fachada de um comércio.
Quem é o homem espancado?
A vítima foi identificada como Miguel Grapiuna, um mineiro de 53 anos que mora em Bom Jesus dos Perdões há 15 anos e trabalha como pedreiro.
De acordo com a esposa dele, Rosa Furlani Moraes, Miguel é uma pessoa muito querida na cidade e não tem desafetos.
“Ele é uma pessoa maravilhosa com todo mundo. Não tem desafetos. Todo mundo é amigo dele. Ele é pedreiro. O pessoal está hoje o dia inteiro me ligando para saber como ele está”, diz Rosa, que afirmou estar abalada com a situação.
Miguel Grapiuna foi espancado e atropelado em confusão no Centro de Bom Jesus dos Perdões, SP
Arquivo pessoal
Qual o estado dele?
Ainda segundo a mulher, Miguel está em estado delicado de saúde. Ele sofreu diversos ferimentos e segue internado.
“Ele foi ferido no rosto, nos braços, na perna, na coluna. Mais o rosto, que está muito machucado. Ele só chora e pede água para tomar. Não fala mais nada”, afirma Rosa.
Miguel Grapiuna está internado no hospital universitário São Francisco, que fica em Bragança Paulista. Ele aguarda transferência para um hospital de Campinas, onde fará uma cirurgia na região facial, já que o nariz, o maxilar e outras partes foram quebradas na confusão.
Homem é espancado e atropelado em confusão no Centro de Bom Jesus dos Perdões
Reprodução
Qual o motivo do ataque?
A motivação do crime ainda é investigada, mas, segundo a polícia, ela começou com uma confusão na festa de aniversário de Bom Jesus dos Perdões, organizada pela prefeitura.
“Foi apurado que estava ocorrendo a festa de aniversário de Bom Jesus dos Perdões e, nessa festa, ocorreu um desentendimento entre a vítima e alguns participantes, todos jovens. Em dado momento, em meio ao entrevero, a vítima acabou empunhando um facão e houve o acirramento da animosidade entre todos”, explicou o delegado responsável pela investigação, Hermes Nakashima.
“A gente precisa conversar com a vítima. Ela já foi diligenciada no hospital e pôde dar uma preliminar do que ocorreu. Mas ainda vai ser necessário avançar na investigação.”
Em meio à confusão, os participantes arrancaram o homem da caminhonete e começaram a agredi-lo. Em seguida, ele foi atropelado pelo próprio veículo.
“Esses agressores partiram para cima da vítima, arrancaram ela a força da caminhonete e passaram a desferir socos e chutes. Quando a vítima já estava quase desacordada, no chão, prosseguiu sendo agredida com chutes no corpo, na cabeça. Um dos agressores, que também já foi identificado, acabou pegando a caminhonete da vítima e manobrando ela, fazendo com que o veículo passasse por cima do corpo da vítima, já desacordada”, contou o delegado.
Os envolvidos já foram identificados e presos?
Quatro pessoas suspeitas de terem envolvimento no caso foram detidas pela Polícia Civil.
Dos quatro suspeitos, dois são homens maiores de idade, que foram levados à cadeia de Piracaia. Um adolescente de 16 anos foi transferido à Fundação Casa de Atibaia, enquanto uma adolescente, também de 16, foi para uma unidade da Fundação Casa de São Paulo.
Todos eles serão enquadrados em tentativa de homicídio qualificado por conta do crime, que a Polícia Civil define como bárbaro. Um quinto suspeito é procurado.
“Para a Polícia Civil, ficou nítida a intenção de que eles tinham a vontade de matar a vítima e linchá-la. Em razão disso, já foi possível prender dois autores maiores e fazer a apreensão de dois adolescentes. A gente tem a possibilidade de identificar mais uma pessoa e efetuar a sua captura”, diz Nakashima.
Polícia detém quatro suspeitos de espancarem e atropelarem homem em Bom Jesus dos Perdões
Reprodução/TV Vanguarda
A imagem mostra que mais pessoas estão envolvidas na confusão, mas, para a polícia, entre cinco ou seis tentam de fato tirar a vida do homem de 53 anos, que segue internado em estado delicado.
“Ao redor da caminhonete da vítima, é possível ver várias pessoas. Mas foram identificadas cinco ou seis pessoas que chutaram a vítima e arrancaram ela da caminhonete. São os principais responsáveis por essa agressão e esse crime”, completou o delegado.
A festa da cidade continua?
Sim, a festa em comemoração ao aniversário de Bom Jesus dos Perdões continua e segue até este domingo (25).
Em nota, a prefeitura disse que “lamenta profundamente o fato criminoso ocorrido” e que presta “toda assistência necessária aos familiares”.
Ainda segundo a prefeitura, “após reunião formal com o Comando da Polícia Militar, ficou deliberado o compromisso pelo aumento do efetivo do policiamento, bem como da segurança particular contratada pelo município, para a continuidade das festividades dos 320 anos do nosso município com sua programação regular”.
Por fim, a administração municipal afirmou que “espera que a civilidade e a amabilidade do povo perdoense possa prevalecer na continuidade das festividades”.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.