Recepcionistas e gerentes de hoteis em Goiânia fizeram um “City Tour” pelos principais pontos e monumentos de Art Déco da capital, nesta quinta-feira, 22. O objetivo foi apresentar esses museus e prédios para que os hoteleiros consigam recomendá-los aos turistas que atendem. O tour passou por 17 pontos.
Charleston Calasans Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis Goiás (ABIH-GO), disse em entrevista ao Jornal Opção que os goianos e goianienses são conhecidos como um povo receptivo, que sabe receber bem. Por isso, foi realizado um treinamento com quem lida com visitantes todos os dias, para instruir a hotelaria sobre a divulgação do Art Déco.
Para ele, a hotelaria é uma parceria do turismo e da cultura. Com a indicação dos recepcionistas, há também uma parceria da ABIH com guias turísticos que podem acompanhar os turistas. “O guia de turismo tem o conhecimento, a capacidade e a qualidade para atender e explicar direitinho como é cada espaço”, disse.
“Goiânia é a segunda maior cidade no mundo que tem as características de Art Déco. A gente quer oferecer para o turista, para o hóspede, essa opção de conhecer Goiânia por essa estrutura fantástica do Art Déco que a gente tem”, disse ele.
O presidente selecionou três lugares que considera visitas essenciais para qualquer um que queira conhecer o Art Déco de Goiânia:
- Museu Pedro Ludovico,
- Praça Cívica;
- Relógio da Estação Rodoviária.
No primeiro é possível conhecer mais sobre a história do fundador de Goiânia por meio da antiga casa dele, com acervo de móveis, roupas, livros e documentos originais. Já a Praça Cívica é um três em um: por lá, além das estátuas e monumentos, Charleston destacou o Palácio das Esmeraldas – casa do governador do Estado – e o Coreto. Ele ainda aponta a Torre do Relógio, na antiga estação ferroviária de Goiânia.
“A gente tem que valorizar o que a gente tem de melhor. Goiânia, se for comparado com as grandes metrópoles e capitais, é uma cidade nova. Esses pontos turísticos a gente tem que divulgar e valorizar, porque a cidade está em expansão. Nós temos muita coisa boa para mostrar”, disse ele.
Leia também:
- Yara Nunes: “Patrimônio Art déco de Goiânia está em estado terrível, mas há tempo para resgatá-lo”
- Com projeto comemorativo, Mabel aposta no Art Déco para turbinar turismo em Goiânia
O post Hoteleiros de Goiânia fazem tour nos pontos e monumentos de Art Déco; confira indicações apareceu primeiro em Jornal Opção.