
Leis sancionadas pelo presidente pretendem fomentar, também, turismo no estado. Dia Nacional do Brega será celebrado no aniversário de Reginaldo Rossi. Imagem de arquivo mostra o Desfile dos Bonecos Gigantes em Olinda
Leonardo Caldas/g1
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou duas leis que prestigiam duas grandes manifestações da cultura pernambucana. A primeira reconhece o carnaval de Pernambuco como manifestação da cultura nacional, e a segunda institui 14 de fevereiro como o Dia Nacional do Brega.
A data escolhida em homenagem ao ritmo marca o nascimento do cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
As leis foram sancionadas na quarta-feira (21) e publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (22).
O projeto que reconhece o carnaval de Pernambuco, que gerou a lei 15.137, foi proposto pela senadora Teresa Leitão (PT). Já a proposição sobre o Dia do Brega, que originou a lei 15.136, é de autoria do deputado federal Pedro Campos (PSB).
Segundo o governo federal, com a nova lei, o carnaval de Pernambuco ganha respaldo, fortalecendo iniciativas de preservação e fomento à cultura regional. A expectativa é que o reconhecimento contribua para ampliar investimentos, fortalecer as tradições locais e garantir que a festa continue encantando gerações.
Já a criação do Dia Nacional do Brega tem o objetivo de valorizar o gênero musical que movimenta uma cadeia produtiva significativa, não apenas em Pernambuco, mas também em muitas periferias dos demais estados do Nordeste e do Norte.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o reconhecimento do carnaval é também uma estratégia nacional para identificar o Brasil como um país multicultural e atrair mais visitantes ao redor do mundo, inclusive, para Pernambuco.
Segundo a Secretaria de Turismo e Lazer do estado, mais de 2,3 milhões de turistas visitaram Pernambuco durante o período carnavalesco, gerando uma movimentação econômica de aproximadamente R$ 3,3 bilhões — um crescimento de 10% em relação a 2024.
Ainda de acordo com os dados oficiais, a taxa de ocupação da rede hoteleira chegou a 96,16%, e o Aeroporto do Recife registrou mais de 300 mil passageiros. Entre os turistas entrevistados pela secretaria, 93,78% afirmaram que pretendem retornar nos próximos anos.
Carnaval de Pernambuco movimentou R$ 3,3 bilhões
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias