
Estado está em alerta para ocorrências de chuva nesta quinta-feira (22). Grande Oeste, Vale do Itajaí e Norte têm risco de alagamentos e enxurradas. Chuva deixa moradores ilhados e provoca queda de árvores em SC
Corpo de Bombeiros/Divulgação
A chuva forte que atingiu o Oeste de Santa Catarina deixou moradores ilhados e provocou queda de árvores e estragos em São Miguel do Oeste entre a madrugada e manhã desta quinta-feira (22). As primeiras ocorrências foram registradas por volta das 2h30. Não houve feridos.
O estado está em alerta para a chuva nesta quinta. Em comunicado, a Defesa Civil afirmou que as regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí e Norte têm risco moderado a pontualmente alto para alagamentos e enxurradas até a noite.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Em São Miguel do Oeste, os bombeiros resgataram moradores ilhados após alagamentos em bairros. Também houve danos na rede elétrica e pluvial por causa dos fortes ventos e chuva com granizo.
4 ocorrências relacionadas a alagamento/salvamento de pessoas;
39 entregas de lona, totalizando cerca de 2500m² de lona;
14 ocorrências relacionadas a corte de árvores/desobstrução de via.
Chuva deixa moradores ilhados e provoca queda de árvores em SC
Bombeiros de São Miguel do Oeste
Dicas de segurança para chuva
No trânsito
Atenção redobrada, já que o acúmulo de água na pista pode provocar a perda da direção e causar acidentes. Indica-se, também, o aumento da distância entre os veículos em caso de visibilidade comprometida.
Em caso de óleo na pista, não freie bruscamente pois o líquido viscoso pode entranhar nos sulcos dos pneus gerando instabilidade para o veículo. Respeite, sempre, os limites de velocidade e uso cinto de segurança.
No mar
As condições do tempo são desfavoráveis para atividades de navegação, pesca ou prática de surf. Isso porque o mar deve apresentar ondas muito altas, com cerca de 3 metros, e há risco de ressaca. As rajadas de vento não favorecem nenhuma dessas práticas.
Dicas de prevenção
Acompanhe os boletins climáticos de autoridades. Verifique se há acúmulo de lixo ou sedimentos que podem obstruir o escoamento da água da chuva e se os ralos de drenagem da residência não estão entupidos.
Busque saber quais estradas e rodovias costumam ser afetadas por inundações para saber qual rota seguir. Estabeleça um plano de comunicação com seus familiares e conhecidos para troca de informações em caso de emergência.
Níveis de água elevados
Desligue a energia elétrica (quadro de luz), o gás e também a rede de água. Se for possível ou indicado pela Defesa Civil do seu município, desocupe sua residência;
Se abrigue em local seguro e não transite por áreas alagadas. Em caso de movimentação de solo, como rachaduras ou quedas de muros, árvores caídas ou ameaçando cair, saia do local e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199 para avaliação de risco.
Telefones para pedir ajuda
Corpo de Bombeiros: 193;
Polícia Militar: 190;
Defesa Civil: 199.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias