Vem aí, a nova pesquisa Genial/Quaest para medir a aprovação do governo Lula. A Quaest vai às ruas dentro de uma semana para ouvir 2.004 pessoas em todo o país. O resultado será divulgado no dia 2 de junho. As informações são do blog do Lauro Jardim.
A pesquisa mais recente da Quaest, divulgada em 2 de abril, representou um desastre para Lula. Em todos os tópicos o desempenho do presidente piorou em comparação com pesquisas anteriores. Sem exceção. Foi o pior resultado que Lula jamais obteve em sua vida política. A expectativa agora não é das mais animadoras. Ao contrário.
Leia mais
O cenário é péssimo, algo reconhecido pelos próprios aliados de Lula. Além de a inflação não ter cedido (O IPCA de maio foi de 0,46%; 0,08 ponto percentual acima da taxa de abril) e dos juros terem subido ainda mais há apenas duas semanas, o governo sangra há um mês com o escândalo do INSS. Será a primeira pesquisa a medir o estrago desse caso, que ainda está longe de ser resolvido.
As pesquisas internas que o Palácio do Planalto possui sobre a roubalheira no INSS naturalmente não são boas para o governo. Seria, algo, aliás, impossível. Mas assessores do governo relatam que a queda não teria sido tão expressiva. A pesquisa Quaest terá condições de situar melhor essa questão.
A pesquisa também vai medir a percepção dos brasileiros em relação à economia – desde o que pensam do preço dos alimentos até se estão otimistas com a economia. Não será a única pesquisa da temporada. Datafolha e Ipec também se preparam para ir a campo em breve para tomar o pulso do governo Lula a 17 meses da eleição de 2026.
Leia menos