‘Agregar soluções para o Brasil’, diz expositora no 1º dia do Inova Amazônia Summit, no Amapá


Programação segue até sexta-feira (23) com exposições, palestras, painéis e networking no Sebrae Amapá. Inova Amazônia Summit, Amapá, Sebrae
Isadora Pereira/g1
O Inova Amazônia Summit, evento que discute a bioeconomia e promoção de negócios na região amazônica, iniciou nesta quarta-feira (21) no Sebrae, em Macapá. A programação segue até sexta-feira (23) com exposições, palestras e painéis.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O evento é uma preparação para a COP30 e conta com mais de 120 expositores e 30 painéis com temáticas relacionadas aos ecossistemas e bionegócios, tecnologia, inovação, liderança e impacto.
Galerias Relacionadas
Lígia Santana, de 60 anos, é uma das expositoras na programação e representa a Nunghara Biojóias, com sede em Santarém (PA). A empreendedora trabalha com diferentes sementes para a produção das mais diversos acessórios.
Lígia trabalha com a venda de biojóias com as mais diferentes sementes
Isadora Pereira/g1
“Nós trabalhamos com sementes de açaí, com morototó, com o moriço da cstanha, com a semente, a casca do cumaru, que agora é uma coleção nova que a gente tá trazendo. São sementes que ficam muito bonitas, então estamos trabalhando muito com isso. Com o objetivo de agregar soluções para o Brasil, pela Amazônia”, contou.
Inova Amazônia Summit, Amapá, Sebrae
Isadora Pereira/g1
Outro empreendimento que promove a bioeconomia por meio da moda, é o Yara Couro da Amazônia. Com uma ideia inovadora e que dá uma solução a problemas ambientais. A empresa, fundada há dois anos, se especializa em produzir couro de forma ecológica, com escamas de peixe.
Bruna Freitas, CEO da empresa, disse que a ideia surgiu do desejo de empreender com sustentabilidade e reduzir o desperdício de peixe na região amazônica.
A empresa entendeu que era necessário criar um produto de alto valor agregado que ajudasse a fortalecer a economia local e reduzir a geração excessiva de resíduos.
“A gente já entendia a questão do descarte do peixe e a questão da geração excessiva de resíduos. A gente já voltou pra isso de forma que não fosse apenas fazer couro, mas evitando que esses produtos fossem pro lixo e também fazendo um processo produtivo mais sustentável, mais ecológico, e que ajudasse a fortalecer a economia local. A economia nortista, ela é muito voltada ao pescado. Então a gente realmente focou em entender como era esse mercado, auxiliando na transformação”, disse Bruna.
Inova Amazônia Summit, Amapá, Sebrae
Isadora Pereira/g1
Processo de criação das bolsas de couro
Bruna explicou ainda sobre a preparação do material, que envolve várias etapas, são elas: a captura de peles, evitando que sejam descartadas como lixo. O treinamento de comunidades e parceiros para coleta e processamento de forma adequada.
Depois das primeiras fases, vem o couro, que é feito em um processo produtivo chamado ‘Green Leather’, mais sustentável que o convencional. O couro é trabalhado com pigmentos à base de água, o que torna o processo mais limpo e economicamente viável.
Acessórios feitos com couro de peixe
Isadora Pereira/g1
“Hoje a gente está trabalhando três tipos de peixes, que é a corvina, a pescada-amarela e o pirarucu. Esses dois primeiros são aqui da costa do Amapá. É realmente um pescado que mostra como que a gente pode transformar esse olhar, essa visão do peixe, da extinção de peixe. Então o que era lixo hoje é matéria-prima e amanhã vai ganhar o mundo com bolsas e acessórios”, finalizou.
Para a visitação, as startups estarão organizados em setores temáticos, veja:
Biocosméticos;
Bioalimentos;
Serviços ambientais;
Bioindústria;
Logística reversa;
Aquicultura;
Pecuária;
Tecnologia.
Sobre o evento
O gerente de inovação do Sebrae no Amapá, Bruno Castro, disse que é importante reunir o povo da Amazônia Legal e de outros estados do Brasil para a troca de conhecimentos que promovem a preservação e negócio sustentáveis.
“São 2.800 m² preparados para conectar pessoas, gerar relacionamento, promover conexões e, sobretudo, gerar negócios sustentáveis, responsáveis e sólidos para os empreendedores do Amapá. Em especial para os empreendedores da Amazônia que atuam na bioeconomia e que estão investindo, se debruçando e empreendendo nesse setor aqui no Amapá, vinculado à nossa cultura, à nossa gastronomia e a toda a nossa potência das oportunidades”, disse Castro.
A abertura do evento reuniu diferente autoridades do Amapá e da Amazônia que discursaram sobre a bioeconomia e preparação do estado para a COP30.
No segundo dia, acontece a ‘Rodada de Negócios e Investimento’, e no terceiro a ‘Rota na Inovação: Visitas técnicas às rotas de Ciência, Tecnologia, Inovação, Turismo e Bioeconomia’.
Inova Amazônia Summit, Amapá, Sebrae
Isadora Pereira/g1
O evento é realizado pelo Sebrae no Amapá com apoio do governo do estado e tem parceria da Rede Amazônica.
Veja a programação:
Palestras e painéis
Quinta-feira (22)
14h – “Margem Equatorial: Oportunidades e Desafios” – Auditório Macapá
15h – “Floresta em Pé, Economia em Movimento: Inovação e Conexão entre corporações, startups e Amazônia” – Auditório Macapá
15h – “Bioeconomia em Alta: A relação entre o Venture Capital e o Ecossistema da Amazônia” – Auditório Campos do Laguinho
16h – “Conexão Tech & Floresta: Tecnologias Emergentes e Bioprospecção para a Amazônia” – Auditório Macapá
16h – “Impacto em Movimento: Como Negócios de Impacto estão Transformando a Amazônia” – Auditório Campos do Laguinho
17h – “Além de global, local: O Futuro dos Ecossistemas de Startups na Amazônia e o Poder do Território” – Auditório Macapá
17h – “Ecos da Terra: A força do design sustentável a serviço da floresta” – Auditório Campos do Laguinho
18h – “Inova Amazônia: A Nova Economia da Floresta” – Auditório Macapá
18h – “Amazônia, o Vale do Silício Verde – O papel dos ambientes de inovação na construção de um ecossistema de referência na Amazônia” – Auditório Campos do Laguinho
19h – Palestra Magna: Helena Bertho – Auditório Macapá
20h – Palestra: Arthur Igreja – Auditório Campos do Laguinho
Sexta-feira (23)
14h – “Parque Tecnológico do Amapá – Foz do Rio Amazonas” – Auditório Campos do Laguinho
15h – “Narrativas amazônicas: Como comunicar os diferenciais dos produtos da floresta” – Auditório Macapá
15h – “Descobrindo a Amazônia: Experiência, Exclusividade, Identidade. O turismo além do turismo” – Auditório Campos do Laguinho
16h – “Conectando empreendedores com fomento e investimento: desafios e oportunidades” – Auditório Macapá
16h – “Vozes da Floresta: Comunicando os diferenciais da Amazônia para o mundo” – Auditório Campos do Laguinho
17h – “Tudo novo de novo: A Potência das Comunidades Locais para Gerar Inovações e Impacto na Floresta” – Auditório Macapá
17h – “Vocês achavam que não íamos falar de IA hoje? Biotecnologia, IA e Blockchain na Integração de Cadeias Sustentáveis” – Auditório Campos do Laguinho
18h – “A Amazônia que eu quero: um bate-papo sobre o futuro presente” – Auditório Macapá
20h – Palestra Magna: Luis Justo – The Town – Auditório Macapá
Inova Amazônia Summit destaca potencial produtivo do Amapá para fortalecer a bioeconomia
🔔 Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 Amapá no WhatsApp
📲Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.