
Trinta e oito anos atrás, em 1987, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) emitiu uma resolução homenageando Ho Chi Minh como um herói da libertação nacional e figura cultural eminente do Vietnã, destacando seu legado universal e duradouro.
A afirmação foi feita pelo secretário-geral da Associação de Amizade Brasil-Vietnã, Pedro da Oliveira, em entrevista à VNA por ocasião do 135º aniversário do presidente Ho Chi Minh.
A 24ª sessão da Unesco, realizada em Paris em 1987, adotou a Resolução 24C/18.65, observando que 1990 marcou o centenário do nascimento do Presidente Ho Chi Minh, um herói da libertação nacional e um grande homem cultural do Vietnã, lembrou Oliveira.
Oliveira enfatizou que esta resolução da Unesco demonstra a grande estatura do pensamento do presidente Ho Chi Minh e suas contribuições à causa da libertação nacional.
A resolução também demonstra o reconhecimento da comunidade internacional às grandes contribuições do Presidente Ho Chi Minh à luta da humanidade contra a opressão e a injustiça, pela independência nacional e pelo progresso social, acrescentou.
Com muitos anos de pesquisa sobre Ho Chi Minh, o jornalista e historiador Oliveira disse que em sua jornada ao redor do mundo para encontrar uma maneira de salvar o país do colonialismo, o tio Ho entrou em contato com pessoas de diferentes países.
Nessa viagem ele também morou no Brasil por meio ano. Em novembro de 2024, durante a visita do primeiro-ministro Pham Minh Chinh ao Brasil, a cerimônia de descerramento da faixa comemorativa dos 112 anos da chegada do jovem Nguyen Tat Thanh, nome usado por Ho Chi Minh quando jovem, ao Rio de Janeiro ocorreu em um clima de grande emoção, lembrou Oliviera.
A placa em homenagem ao presidente Ho Chi Minh no Brasil não é apenas um local histórico que marca sua jornada ao redor do mundo, mas também um símbolo especial da conexão entre os povos do Vietnã e do Brasil, um símbolo de solidariedade internacional e da aspiração pela paz, inspirando os povos não apenas do Vietnã e do Brasil, mas também do mundo todo, disse Oliveira.
“O Presidente Ho Chi Minh é um nobre símbolo da vontade indomável do povo vietnamita ao longo de milhares de anos de história heroica. Ele foi um líder brilhante do movimento comunista e trabalhista global, um amigo próximo dos povos amantes da paz e defensores do progresso social em todo o mundo”, enfatizou Oliveira.
Ele afirmou que onde quer que fosse, mesmo onde nunca tinha estado, a ideologia, os valores humanísticos, a ética e a personalidade de Ho Chi Minh sempre tiveram um forte apelo, se espalharam poderosamente e tiveram uma forte influência nas lutas por independência, liberdade, paz, justiça, democracia e progresso social em muitos lugares ao redor do mundo.
Pedro Oliveira é autor do livro “Ho Chi Minh, vida e carreira do líder da libertação nacional vietnamita” em português, que ganhou o primeiro prêmio na categoria livro impresso no 8º Prêmio Nacional de Informação Estrangeira no Vietnã.
__
Matéria publicada no Vietnã por ocasião do aniversário de Ho Chi Min
Edição: Bárbara Luz
O post Presidente Ho Chi Minh, herói da libertação nacional apareceu primeiro em Vermelho.