Estelionatário é preso suspeito de se passar por funcionário da Secretaria do Meio Ambiente para aplicar golpes

Um estelionatário foi preso suspeito de aplicar golpes em Goiás se passando por funcionário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (Semad). O prejuízo provocado pelo investigado, de acordo com a Polícia Civil de Goiás (PC-GO), chega a pelo menos R$ 40 mil. 

LEIA TAMBÉM

Preso suspeito de fraude milionária, procurador já foi alvo de buscas em operação contra venda de sentenças, em Goiás

Auditor estadual e procurador da Alego são presos suspeitos de fraude milionária em impostos

O suspeito foi detido nesta terça-feira, 20, durante operação do Grupo de Repressão a Estelionato e outras Fraudes (Gref) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso (PCMT), em Várzea Grande. Segundo a corporação, o criminoso usava documentos oficiais falsos para ofertar, de forma fraudulenta, licenças ambientais e autorizações supostamente emitidas pelo referido órgão ambiental. 

No decorrer da investigação, foi apurado ainda práticas de cobrança indevida de taxas e valores por serviços inexistentes, sem qualquer respaldo legal ou administrativo. A PC também identificou que o suspeito já possuía passagens por estelionato, motivo pelo qual foi decretada a prisão do investigado.

De acordo com a PC, a investigação prossegue com o objetivo de identificar outras vítimas do estelionatário mato-grossense no Estado de Goiás. 

Como checar se uma licença ambiental é falsa

Para checar a autenticidade de uma licença ambiental na Semad, o primeiro passo é conferir o número do processo, o número do registro, a validade da licença, os dados pessoais do interessado, do responsável técnico e detalhes sobre o empreendimento. Todas essas informações estão no cabeçalho da licença.

“O passo seguinte é ir no final da licença ambiental, onde haverá um QR Code. Depois de apontar a câmera do telefone celular para esse QR Code, o certo é que o usuário seja remetido para página de autenticação de licenças do sistema Ipê”, explica o subsecretário Robson Disarz. “Nessa página, devem estar as informações alusivas ao empreendimento, ao interessado e ao responsável técnico”, completa.

O post Estelionatário é preso suspeito de se passar por funcionário da Secretaria do Meio Ambiente para aplicar golpes apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.