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Kadidja Fernandes/AT
Seja para lazer, prática de esportes ou ainda deslocamento para o trabalho e escola, o uso das bicicletas tem se refletido também na ampliação da malha cicloviária.Com novos projetos em andamento, o governo do Estado estrutura uma Ciclovia da Vida Metropolitana, que vai interligar cinco municípios da Grande Vitória, com 70 quilômetros de extensão ao todo.Um dos trechos esperados – que deve ser licitado ainda este ano – será a continuação da ciclovia da Ponta da Fruta, em Vila Velha, até Guarapari, que terá pelo menos duas passarelas para atravessar a Rodovia dos Sol.Segundo o secretário de Estado Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o ponto de partida de uma ciclovia metropolitana foi a estrutura da Terceira Ponte. “Se não fosse pela Ciclovia da Vida na ponte, não seria possível hoje discutir e interligar as ciclovias já existentes, aquelas executadas e outras planejadas”.Ele ressaltou que uma das rotas possíveis é sair do trevo de Carapina, na Serra, passando pela ciclovia da Rodovia das Paneleiras, depois da Adalberto Simão Nader, chegando a Camburi e chegando à Terceira Ponte pela Beira-Mar.“Outra possibilidade é sair da Rodovia das Paneleiras, passando pela avenida Fernando Ferrari, passando pela Leitão da Silva e virando à esquerda, na EDP, na altura do bairro Jesus de Nazareth, até chegar à Terceira Ponte”.Já em Vila Velha, Damasceno destacou que o ciclista que desce a ponte poderá seguir pela avenida Champagnat e virar à direita na avenida Carlos Lindenberg, em que será executado o projeto do BRT (ônibus de trânsito rápido).“Na obra dos corredores exclusivos para ônibus está prevista a ciclovia na Lindenberg, ligando até Cariacica, no Terminal de Jardim América. Na Segunda Ponte, a ciclovia será suspensa ao lado da ponte”, disse o secretário.Outra possibilidade em Vila Velha será a ciclovia via beira-mar, até Guarapari. “A ciclovia foi feita pela Prefeitura de Vila Velha até a Ponte da Madalena. Agora, a prefeitura deve executar o trecho até o final da Ponta da Fruta. Até o final do ano, o governo do Estado deve licitar o trecho até Setiba”.Damasceno explicou que o anteprojeto desse trecho – de 15 km – está sendo finalizado e deve ser licitado até o fim do ano. Ele vai do km 26, da Rodovia do Sol, na altura da Praia d’Ulé, até Setiba, no Km 41.“Do Ulé até o início do Parque Paulo Cesar Vinha (sentido Guarapari), a ciclovia deve ficar à esquerda da Rodovia. No Parque, passará por uma passarela para o lado direito, da comunidade. Já em Setiba, haverá outra passarela para passar para o lado esquerdo novamente”.Mais bicicletas rumo ao trabalho Representando economia de dinheiro – com combustível, passagem ou transporte por aplicativo –, tem aumentado o número de pessoas que usam as bicicletas para ir ao trabalho ou escola.Exemplo disso é que pela Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte, passam o mesmo número de pessoas nos dias da semana e fins de semana. No início, o secretário contou que a ciclovia era muito mais usada nos fins de semana, para lazer e turismo na Grande Vitória.“A Ciclovia e a popularização das bikes elétricas mudaram a relação entre Vila Velha e Vitória”, afirmou o secretário de Estado Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.Em Vitória e Vila Velha, os sistemas de bikes compartilhadas Bike Vitória e BikES comprovam essa tendência com números expressivos de uso durante os dias úteis e horários de pico. Segundo Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel, operadora dos dois sistemas, os dados mostram que a bicicleta vem deixando de ser vista apenas como lazer e se consolidando como alternativa de transporte. “A ampliação de estações como a do Shopping Vila Velha vem para acompanhar essa nova dinâmica. A bicicleta se insere cada vez mais no cotidiano das pessoas”.Números dos sistemas BikES (Vila Velha)-> 18 estações adultas;-> 3 estações família (adulto + kids);-> 210 bicicletas adultas;-> 18 bicicletas infantis.-> Viagens até março/2025: 316.446.Bike Vitória-> 35 estações adultas;-> 3 estações infantis;-> 210 bicicletas adultas;-> 40 bicicletas infantis;-> Viagens até abril/2025: 2.062.462.Muitas VantagensTreino e passeioDesde 2020, o professor de dança de salão Vinicius Silva de Santana, de 33 anos, usa bicicletas compartilhadas para deslocamento e como parte do treino de condicionamento físico.“Comecei a usar aos poucos para passear e vi que poderia usar mais para completar meus treinos. A Bike ao ar livre é melhor do que na academia, pois é possível contemplar paisagens quando vou da Ilha do Príncipe até a orla de Cariacica, e quando vou até São Pedro e tenho a vista do manguezal de Santo Antônio. Além de treinar, é possível curtir os cenários belíssimos”, destacou Vinicius Silva.
Vinicius Silva de Santana, 33, faz uso das bicicletas compartilhadas para deslocamento desde 2020 como parte do treino de condicionamento físico.
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Planejamento do governo
Rotas da Ciclovia da Vida Metropolitana.
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Arquivo/AT
Serra a Vila VelhaTrevo de Carapina (Serra): Rodovia das Paneleiras – Adalberto Simão Nader – Dante Michelini – Saturnino de Brito – Américo Buaiz – 3ª Ponte. Rodovia das Paneleiras: avenida Fernando Ferrari – av. Leitão da Silva – av. Nossa Senhora dos Navegantes – Terceira Ponte.Vila Velha a CariacicaTerceira Ponte: avenida Champagnat – Carlos Lindenberg – 2ª Ponte (projeto) – Jardim América.Vila Velha a GuarapariTerceira Ponte: orla até a Ponta da Fruta – Rodovia do Sol até Setiba (projeto).