São José tem crescimento de 33% nas exportações no primeiro trimestre de 2025

O município de São José vive momento de alta no comércio exterior. As exportações em São José cresceram 33,3% neste primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior — crescimento superior ao resultado do Estado, de 1,6%. Os dados são da 5ª edição do Boletim Econômico de São José, divulgado pela Aemflo/CDL-SJ, que destaca também resultados do mercado de trabalho e abertura de negócios.

A pauta de exportação da cidade é diversificada. O setor vestuário foi responsável por 31,80% das exportações, movimentando 3 milhões de dólares no primeiro trimestre. As exportações concentram-se na América do Sul, com destaque para Uruguai (52,18%), México (14,08%) e Argentina (11,51%). As importações também registraram movimentação, com 8,7% de aumento no período.

“São José tem uma economia diversificada, e a atuação do município vai no sentido de garantir um ambiente de negócios seguro. Como fazemos isso? Com a desburocratização dos serviços para o empreendedor e com fomento ao setor privado. Um grande exemplo é o novo Plano Diretor, que nos permitiu automatizar a consulta prévia de viabilidade para negócios de baixo risco”, explicou o prefeito em exercício, Michel Schlemper.

Para o economista e consultor da Aemflo, Leonardo Alonso Rodrigues, o crescimento das exportações aponta um aquecimento da indústria, ao passo que o setor de serviços apresenta estabilidade. Os segmentos da indústria mais representativos do mercado de trabalho estão diretamente ligados ao resultado do comércio exterior. A fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos concentra mais de 3,7 mil empregos em São José, e tem forte impacto nas importações.

“O crescimento nas exportações e a abertura de novos negócios refletem a força do empreendedorismo local e a capacidade das empresas josefenses de inovar e se adaptar. Estamos atuando para fortalecer esse ambiente, incentivando investimentos e apoiando o desenvolvimento sustentável das nossas empresas”, destaca Gilberto Rech, presidente da Aemflo e CDL de São José.

Alta na abertura de negócios

O saldo de abertura de empresas no trimestre é o maior dos últimos cinco anos. Foram 1.724 mil novos negócios, considerando os CNPJs que encerraram atividades. Destes, 1.586 são microempreendedores individuais. O crescimento é de 26,8% em relação ao primeiro trimestre de 2024.

O setor de serviços é destaque na economia de São José, concentrando 58,1% do total de CNPJs registrados. O saldo de abertura de postos formais de trabalho é de 580, no primeiro trimestre. São José é um dos líderes na geração de emprego no Estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.