Na Marcha dos Municípios, Caiado é aplaudido ao defender autonomia e reforçar contrariedade à Reforma Tributária

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), participou do evento de abertura da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta terça-feira, 20. Durante sua fala, Caiado abordou as ações de governo, em especial, as operações em conjunto com os 246 prefeitos e prefeitas de Goiás e foi aplaudido ao defender a autonomia dos municípios e reforçar sua contrariedade com a Reforma Tributária.

Ao defender a autonomia dos municípios, o governador reforçou as críticas à Reforma Tributária, aprovada pelo Congresso Nacional e em processo de regulamentação pelo Governo Federal. “Querem transferir a arrecadação para um comitê gestor em Brasília, que depois repassaria os recursos. Mas os gestores não foram eleitos para receber mesada. Eles têm capacidade de gerar desenvolvimento e precisam de garantias constitucionais de autonomia, tanto na área econômica quanto na segurança. Não podemos permitir retrocessos”, alertou.

A PEC da Segurança Pública também foi alvo de críticas de Caiado, que apontou um risco de centralização do poder em Brasília. “A segurança pública dada pelos estados é o que garante liberdade para os prefeitos trabalharem”, destacou.

Políticas de habitação e moradia

Durante o evento, diversos programas do Governo de Goiás com impacto direto nos municípios foram apresentados às autoridades dos quatro cantos do país. “Muitos se colocam como municipalistas, mas na hora de defesa do municipalismo as pessoas têm uma recaía nas votações e também nas ações do dia a dia. Nosso governo, diretamente com os prefeitos, agimos na construção de casas a custo zero para cidadãos que estão no CadÚnico. São casas com valor de R$ 140 mil, é um condomínio social que entregamos as pessoas para dar dignidade a quem não tem renda própria”, disse.

O governador reforçou sobre a política de aluguel social, uma política diretamente vinculada aos prefeitos e as secretarias de assistência social dos municípios, como um reforço para pessoas em situação de vulnerabilidade. “É uma política que levanta as pessoas carentes com um repasse direto”, pontuou.

Caiado também destacou o Programa Mães de Goiás, uma iniciativa do Governo de Goiás, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que tem como objetivo promover a segurança alimentar a o desenvolvimento infantil em famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa garante um repasse de R$ 300 por mês para mães em situação de vulnerabilidade, além do acesso ao leite especial para que as crianças.

“É dar condições para que nossos jovens tenham no ensino médio não a evasão escolar, mas uma qualidade de educação já que Goiás é o primeiro lugar na educação do País, com uma bolsa estudo que dá dignidade a esse aluno e também faz com que ele possa ajudar em casa”, completou.

Leia também:

Lula é recebido com vaias e aplausos em evento com prefeitos

O post Na Marcha dos Municípios, Caiado é aplaudido ao defender autonomia e reforçar contrariedade à Reforma Tributária apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.