Nos bastidores, prefeitos revelam incômodo com ausência de Raquel Lyra em reunião sobre chuvas

Não bastasse ter passado a semana inteira em Nova York enquanto fortes chuvas atingiam Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSD) vem sendo alvo de comentários negativos por sua ausência na única reunião interinstitucional feita pelo Governo do Estado sobre o assunto que poderia contar com a sua participação. Na noite do sábado (17), coube à vice-governadora Priscila Krause (PSD) conduzir um encontro virtual para tratar dos impactos das precipitações, o que, segundo prefeitos ouvidos pelo blog, provocou incômodo.

A situação causa ainda mais perplexidade diante da informação de que Raquel foi vista, por volta das 21h do sábado, em um refinado restaurante português na Zona Sul do Recife. Mais cedo, ela havia postado um vídeo falando sobre seu retorno a Pernambuco, o que reforça os indícios de que, à noite, já de volta, preferiu socializar enquanto sua vice e prefeitos tratavam de um assunto sério. Somente na manhã do domingo (18), em uma reunião sem os prefeitos, a governadora apareceu.

Leia mais

Na segunda-feira (19), mal tendo voltado de viagem, Raquel pegou outro avião, desta vez, para Brasília. Dedicou-se a postar vídeos da decoração do escritório de representação de Pernambuco na capital federal e esquivou-se novamente dos problemas reais que afetam o estado que lhe elegeu. Na contramão dela, os prefeitos do Recife, João Campos (PSB), de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), e de Olinda, Mirella Almeida (PSD), cancelaram a participação na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e estão em suas cidades coordenando ações de mitigação dos impactos das chuvas.

O incômodo revelado por prefeitos ao blog tem fundamento. Como fez ontem em Brasília, a governadora parece gostar de reuni-los apenas para tirar fotos e tentar demonstrar uma força política que até as paredes do Palácio do Campo das Princesas sabem que é fluida como água. Se a reunião é virtual e não rende volume de pessoas em uma foto, resta a cada um tratar de seus próprios problemas. Que o digam os prefeitos das cidades mais atingidas pelos temporais dos últimos dias.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.