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Divulgação/Vports — 17/04/2024
O Espírito Santo é o terceiro estado brasileiro com o maior número de carros eletrificados em proporção à população, segundo o cruzamento dos dados de venda disponibilizados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).Foram vendidos, ao todo, 1.794 híbridos ou totalmente elétricos entre janeiro e abril deste ano, em 43 municípios. Com uma população de 3,8 milhões de habitantes, o número de vendas coloca o Estado à frente de São Paulo, por exemplo, e dos outros estados do Sudeste do País.Considerando só os dados de venda em 2025, é possível dizer que há um veículo eletrificado para cada 2.136 habitantes do Estado. Já quando somados os dados de 2022 a 2025, a média é de um para cada 876 habitantes — foram 4.372 carros vendidos neste período.Cariacica é a cidade onde mais se vendeu carro eletrificado no Estado em 2025, segundo os dados da ABVE: 459 carros. Em seguida, vêm Vitória (413), Vila Velha (276), Serra (165) e Guarapari (83).Fora da Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim é a cidade que mais comprou veículos eletrificados neste ano: 60 unidades comercializados entre janeiro e abril. Em seguida, vem Linhares (53), Colatina (36), São Mateus (34) e Aracruz (23). A ordem do ranking permanece o mesmo quando visualizados os dados entre 2022 e 2025, período disponibilizado pela associação.O Estado se transformou na principal rota logística para o recebimento de veículos elétricos e híbridos no País. Duas das principais marcas chinesas desse mercado, a Omoda/Jaecoo e a BYD, escolheram os portos capixabas para desembarcar os carros que abastecem as concessionárias de todo o Brasil.Na última quinta-feira, dia 15, o Grupo Orletti comemorou a abertura da primeira concessionária da Omoda/Jaecoo, marca pertencente à Chery Internacional.O CEO do grupo, Wagner Orletti, comemorou o crescimento do mercado local. “A marca já se posicionou no País no sentido de crescer ainda mais. Serão imbatíveis”, comentou durante o evento.Orletti comentou, inclusive, que todos os veículos levados à concessionária, na Reta da Penha, em Vitória, foram vendidos antes mesmo da inauguração. “Tivemos que esperar mais carros chegarem”, disse.Ambos os modelos da marca lançados no Brasil estão disponíveis no mercado local: o 100% elétrico Omoda E5 e o híbrido plug-in Jaecoo 7 SHS, que usa também motor a combustão.Ranking nacional1. Distrito Federal2. Santa Catarina3. Espírito Santo4. São Paulo5. Pará6. Alagoas7. Goiás8. Rio Grande do Sul9. Minas Gerais10. Rio de Janeiro11. Mato Grosso12. Mato Grosso do Sul13. Roraima14. Rio Grande do Norte15. Pernambuco16. Sergipe17. Paraiba18. Amazonas19. Bahia20. Ceará21. Tocantins22. Amapá23. Piauí24. Roraima25. Acre26. Maranhão27. ParanáNovos modelos vão chegar este ano
Omoda 7 tem 339 cavalos de potência combinada e é híbrido: novo veículo que vai chegar ao Espírito Santo
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Não é apenas o Omoda 5 que chegará ao Brasil nos próximos meses, como já adiantado pelo Jornal A Tribuna.Além da versão híbrida do modelo que já circula no País — o Omoda E5, 100% elétrico —, a Omoda/Jaecoo também trará ao mercado brasileiro o Omoda 7, modelo também híbrido e que possui 362 cavalos de potência combinada.A informação foi revelada à reportagem pelo diretor de marketing da marca, Thiago Marques, durante evento de lançamento da concessionária Ovel, do Grupo Orletti, na Reta da Penha, em Vitória.Os veículos já devem começar a chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano. A quantidade e o mês em que isso deve acontecer, no entanto, ainda não foram revelados.Um evento para apresentar os dois veículos ao mercado brasileiro já está sendo previsto para ocorrer em São Paulo.A internacionalização dos veículos é o principal foco da empresa, segundo o diretor de marketing da Omoda/Jaecoo Thiago Marques.Os carros elétricos e híbridos da marca são fabricados na China pensando especialmente no mercado exterior, principalmente a Europa e a América Latina.O movimento da fabricante e de outras marcas chineses estaria, inclusive, “empurrando” as marcas europeias para uma corrida de mercado no setor elétrico.No Brasil, além da BYD e Omoda/Jaecoo, outras marcas chineses já são atuantes, como a Great Wall Motors (GWM), a JAC Motors e a própria CAOA Chery.O interesse pelo mercado no País é tanto que a BYD já anunciou fábrica e a Omoda/Jaecoo também prevê produção nacional.Saiba maisElétrico e combustãoO Omoda 7 é um veículo híbrido plug-in, que combina motor elétrico e a combustão e permite a recarga elétrica pela tomada.De tamanho, ele possui 4,62 metros de comprimento, 1,87 metros de largura, 1,67 metros de altura, além de 2,70 metros de entre-eixos.Com motor 1.5 a gasolina de última geração, ele chega a 362 cavalos de potência combinada — ou seja, quando se soma a potência do motor elétrico e o motor a combustão.Por dentro, a proposta do Omoda 7 é um painel bastante horizontal e com iluminação ambiente de ponta a ponta e ao redor de elementos como saídas de ar, segundo a revista Quatro Rodas.Há um quadro de instrumentos digital e head-up display de 8 polegadas para exibir informações ao motorista, além de uma tela de 15,6 polegadas e resolução 2,5k de multimídia.O preço ainda não foi confirmado.Fonte: revista Quatro Rodas