Depois de cinco dias de festa pelo aniversário de 43 de emancipação de Camaragibe, a Prefeitura divulgou, hoje, o balanço geral do evento. Foram injetados R$ 16 milhões na economia da Terra dos Camarás e o período de comemorações atraiu mais de 120 mil pessoas à Praça de Eventos. Nenhuma ocorrência de homicídio ou lesões corporais foi registrada.
Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral comemorou a realização da festa que, pela primeira vez na história da cidade, durou uma semana inteira e trouxe artistas de peso do cenário musical brasileiro. “Apesar das fortes chuvas que nos obrigaram a cancelar dois dias da programação, para podermos garantir a segurança da população, o saldo é muito positivo. Encerramos a festa movimentando R$ 16 milhões na economia da cidade, sem ocorrências mais sérias e fortalecendo Camaragibe não apenas como a cidade do trabalho, mas também como destino turístico e cultural e tendo ampla capacidade de fazer grandes eventos”, afirmou Cabral.
Leia mais
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o valor injetado na economia da cidade poderia ter sido ainda maior, mas do total de sete dias programados para as celebrações dois foram cancelados devido às chuvas que atingiram o município, quando a Prefeitura decidi priorizar a segurança da população.
Os números da economia foram significativos: só na área dos shows, na Praça de Eventos, 70 barracas foram cadastradas, cada uma delas com dois ajudantes ou mais. Além disso, a pasta registrou como gasoseiros 26 vendedores ambulantes, que também trabalharam com ajudantes. Um dado interessante é que 62% das barracas foram administradas por mulheres e algumas delas famílias inteiras trabalharam. A festa também aqueceu o comércio do entorno e gerou renda para profissionais variados, como técnicos, taxistas e motoristas de aplicativos.
Na questão da segurança, um relatório da Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe apontou que durante os dias do evento não foi registrada qualquer lesão corporal ou homicídio, ou seja, aconteceram apenas ocorrências dentro da normalidade, com presença significativa de público e atuação integrada dos órgãos de segurança pública (Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros) e apoio (segurança privada). Ao todo, e considerando dois dias de apresentações cancelados por conta das chuvas, mais de 120 mil pessoas compareceram à Praça de Eventos.
Em relação à mobilidade, para garantir a volta para casa das pessoas que foram à Praça de Eventos, a Secretaria de Mobilidade e Transporte de Camaragibe recebeu, através do Consórcio Grande Recife de Transporte Metropolitano – CTM, o reforço da ampliação de horário de seis linhas de ônibus, que tiveram extensões nas últimas viagens.
Segundo a Fundação de Cultura de Camaragibe, coordenadora do evento, foram realizados 12 shows no palco da Praça de Eventos dos seguintes artistas: Padre Damião, Felipe Rodrigues, Pablo, PV Calado, Xand Avião, Forro de Nós da Terra, Maciel Melo, Limão com Mel, Raí Saia Rodada, Alan Salvador, Voadores do Forró e Raphaela Santos. Cinco artistas (Hugo Álvarez, D’Johnson’s, Eduardo Dantas, Banda Pegada Kids e Tio Bruninho) não conseguiram se apresentar devido aos dois cancelamentos feitos pela Prefeitura em função das chuvas. A Fundação de Cultura, no entanto, informou que ainda definirá uma data para que as apresentações ocorram.
“Trouxemos artistas queridos do público, valorizamos os talentos locais com a nossa história e cultura. Ao mesmo tempo, estivemos nas ruas para vistoriar as áreas de risco com a Secretaria de Defesa Civil, que esteve e está de prontidão monitorando tudo e dando respostas rápidas. Certamente, é uma semana que vai entrar na história e faremos um evento ainda melhor em 2026”, declarou Diego Cabral.
Leia menos