Em celebração ao mês da enfermagem, o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) está visitando várias cidades no Interior de Pernambuco, conversando com os profissionais e checando as condições de trabalho da categoria nas unidades de saúde. Na última semana, o parlamentar visitou o município de Ouricuri, no Sertão.
No Hospital Regional de Ouricuri, o cenário encontrado foi de superlotação e falta de equipamentos de proteção individual (EPIs). De acordo com o deputado, houve denúncias de que em alguns dias cada técnico de enfermagem atende mais de dez pacientes ao mesmo tempo. “Isso é um absurdo, porque a gente não consegue dar uma assistência segura à população desse jeito”, afirmou Gilmar Júnior, que é enfermeiro. Segundo o parlamentar, os pacientes estão acomodados nos corredores.
Leia mais
Os profissionais também relataram que chegam a comprar equipamentos de proteção, como máscaras e toucas, com dinheiro do próprio bolso, para não ficarem expostos. “É importante cobrar à Secretaria de Saúde que garanta o envio de uma quantidade suficiente de equipamentos de proteção individual. Os profissionais têm que estar protegidos”, destacou o deputado.
Na sala do repouso dos profissionais, foram encontrados colchões finos e manchados e infiltração no teto. “O Governo do Estado precisa enviar mais profissionais para o Regional de Ouricuri. Precisamos de uma equipe completa, dimensionamento e política salarial adequados e compra de EPIs, para que a gente tenha segurança para a população de Ouricuri e de mais 14 municípios que o hospital atende”, reforçou Gilmar.
Leia menos