A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) informou que o Estado registrou quase 800 casos de estupros de vulnerável apenas nos quatro primeiros meses de 2025. Ao todo, foram 793 ocorrências registradas entre janeiro e abril, além de 458 notificações de maus-tratos e 162 de importunação sexual. A denúncia ocorre em meio ao mês Maio Laranja, periodo reservado para a conscientização contra a exploração e abuso sexual infantil no Brasil, ao que foi reconhecido o dia nacional da data neste último domingo, 18.
Como divulgado anteriormente pelo Jornal Opção, são mais de 6.238 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes registrados em Goiás entre 2022 e 2023, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, a cada hora cerca de 13 garotas são violadas no Estado de Goiás, conforme divulgado pelo Atlas da Violência de 2025, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Destes casos, cerca de 90% são meninas e aproximadamente 80% dos crimes são cometidos dentro de casa por familiares ou pessoas próximas da família, como afirmou a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Justiça em alerta
Em meio ao aumento de notificações, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) informou que irá intensificar a campanha de conscientização contra a violência sexual infantil no Estado, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude. As atividades da justiça integram a divulgação de materiais educativos contra a violência, além de conscientizar os mecânicos jurídicos para o atendimento de vítimas dos casos como os depoimentos especiais e a escuta especializada.
A juíza Célia Lara, coordenadora da Infância e Juventude do TJGO, informou que os serviços das forças de segurança e da justiça estão à disposição para o atendimento da população, como o Disque 100, Polícia Militar (190), Conselho Tutelar e Delegacias Especializadas da Polícia Civil de Goiás (PCGO). “O Maio Laranja é um chamado à responsabilidade coletiva. O silêncio não pode proteger o agressor. A proteção das crianças e adolescentes é dever de todos nós.”
- Leia também: Denúncias de abuso e exploração sexual infantil crescem nos últimos dois anos; Goiás registrou mais de 6,2 mil casos
O post Goiás registrou 800 casos de estupros de vulnerável nos quatro primeiros meses de 2025 apareceu primeiro em Jornal Opção.