Uma das siamesas separadas em Goiás está em protocolo de morte encefálica

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) confirmou nesta segunda-feira, 19, que uma das gêmeas siamesas que vieram de São Paulo para serem separadas em Goiânia está em andamento para o protocolo de morte encefálica. Kiraz, de 1 ano e seis meses, estava internada em estado grave desde a cirurgia de separação. A confirmação do protocolo deverá ser divulgada hoje por volta de 13h.

As irmãs eram unidas pelo tórax, abdômen e bacia, e foram submetidas a uma delicada cirurgia de separação realizada no dia 10 de maio. O procedimento durou 19 horas e mobilizou uma equipe multidisciplinar formada por 50 profissionais, incluindo 16 especialistas. A operação foi coordenada pelo cirurgião pediátrico e deputado federal Zacharias Calil (UB)

Segundo Calil, as gêmeas compartilhavam diversos órgãos e estruturas ósseas, entre eles o osso ísquio, a bacia, o abdômen e o tórax. Além disso, possuíam uma terceira perna. Classificadas como esquiópagas triplas, uma condição extremamente rara e complexa, o caso exigiu meses de preparação. Por exemplo, apenas a retirada da terceira perna, por exemplo, levou cerca de três horas.

As crianças são naturais de Igaraçu do Tietê, interior de São Paulo, e o procedimento cirúrgico contou com mais de um ano de preparo.

Nota do Hecad

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) informa que está em andamento o protocolo de morte encefálica da paciente Kiraz, de 1 ano e seis meses, uma das gêmeas siamesas separadas no último dia 10 de maio. A confirmação do óbito só poderá ser feita após o encerramento do protocolo, por volta das 13 horas de hoje, com a realização de todos os exames clínicos e complementares necessários, conforme prevê a legislação vigente.

Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad/SES-GO)

Leia também:

Separação de gêmeas siamesas é concluída em Goiânia após 19 horas de operação; veja como foi

Separação de gêmeas siamesas em Goiânia levará 15 horas e terá mais de 40 profissionais envolvidos

O post Uma das siamesas separadas em Goiás está em protocolo de morte encefálica apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.