Com previsão de mais chuvas até a próxima quarta-feira (22), a Prefeitura do Recife ampliou, hoje, a operação de prevenção em áreas de risco da cidade. A força-tarefa, que envolve servidores de diversas secretarias e órgãos municipais, atuou em bairros como Córrego do Tiro, Alto do Capitão, Jardim Monte Verde, Lagoa Encantada e Vila do Sesi. A iniciativa é parte do protocolo do Centro de Operações (COP) para situações de agravamento das condições meteorológicas.
Pelo segundo dia consecutivo, o prefeito João Campos esteve nas ruas para acompanhar o trabalho das equipes. Ele justificou a intensificação da mobilização com base nos altos acumulados de chuva registrados desde a semana passada. “Estamos desde o meio da semana passada com um fenômeno climático severo e acumulados de chuva muito grandes, com perspectiva de mais precipitações até a quarta-feira. Por isso a gente deu um passo a mais na mobilização do COP e está fazendo esse protocolo transversal, que é reforçar as equipes da Defesa Civil com a participação das demais secretarias”, declarou o gestor.
Leia mais
Entre as ações realizadas estão abordagens para sensibilização dos moradores, suporte logístico para mudanças temporárias e interdição de imóveis com risco estrutural. Segundo a Prefeitura, 94 imóveis já foram interditados, especialmente nos bairros de Dois Unidos, Várzea, Barro e Ibura. Vinte e seis famílias solicitaram apoio para mudança, e quatro abrigos municipais estão funcionando atualmente, acolhendo 205 pessoas.
O secretário executivo de Defesa Civil, coronel Cássio Sinomar, destacou que o trabalho é preventivo e busca evitar tragédias. “Estamos em uma fase de prevenção, que antecede qualquer desastre, realizando um trabalho de conscientização e orientação, especialmente com as famílias que vivem em áreas de alto risco”, afirmou. As equipes estão divididas em dez grupos com apoio de psicólogos, conselheiros tutelares e agentes de Direitos Humanos.
A mobilização integra a Ação Inverno 2025, que, segundo a gestão, promete o maior investimento da história do Recife em obras para enfrentar as chuvas: R$ 322,9 milhões em recursos próprios. O pacote inclui intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios, contenção de encostas e urbanização de comunidades vulneráveis. A lista de abrigos e outras informações podem ser consultadas no site acaoinverno.recife.pe.gov.br.
Leia menos