Raquel acompanha monitoramento de chuvas e lidera ação de prevenção em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra acompanhou hoje o monitoramento das ações emergenciais para enfrentar as chuvas que atingem Pernambuco, principalmente na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE), ela observou a preparação das equipes que apoiam os municípios, diante da previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que indica chuvas de intensidade moderada a forte até terça-feira (21).

“Estamos em mais um dia de acompanhamento das movimentações de massas e chuvas na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste. Priscila Krause já vem desde o primeiro momento trabalhando junto aos municípios, com as nossas forças operacionais da Compesa, Corpo dos Bombeiros e Defesa Civil para atuar na prevenção e cuidar dos que mais precisam. Estamos acompanhando cada nova atualização de perto, em alerta para cuidar de todos os pernambucanos”, afirmou a governadora.

Leia mais

A vice-governadora Priscila Krause destacou que o governo estadual iniciou a articulação com municípios e órgãos há um mês, acelerando medidas preventivas para reduzir os impactos do período chuvoso. Entre as ações previstas está a limpeza do Canal Beberibe, na Região Metropolitana, em parceria com a Prefeitura de Olinda, enquanto a Defesa Civil permanece em estado de prontidão para atender eventuais emergências.

Durante a reunião de monitoramento, a diretora-presidente da Apac, Suzana Montenegro, alertou para a intensificação das chuvas na Mata Sul, no Agreste e na Região Metropolitana do Recife, principalmente entre domingo à noite e segunda-feira, o que reforça a necessidade de atenção redobrada das equipes estaduais.

Paralelamente às ações emergenciais, o governo mantém investimentos em obras estruturantes para minimizar os efeitos das chuvas, como a conclusão do sistema de drenagem do Canal do Fragoso, em Olinda, e as obras de contenção de encostas em Jaboatão dos Guararapes. Também estão em andamento as construções das barragens de Panelas II e Gatos, com mais de R$ 500 milhões investidos para proteger comunidades historicamente vulneráveis às enchentes.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.