Priscila Krause articula com prefeitos medidas para enfrentar chuvas previstas na RMR e Zona da Mata

Diante da previsão de chuvas intensas para os próximos dias, prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata participaram, ontem, de uma reunião remota com a vice-governadora Priscila Krause. A articulação ocorre em meio à preocupação com possíveis alagamentos e deslizamentos em áreas de risco, cenário recorrente durante a quadra chuvosa em Pernambuco. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o tempo deve seguir instável até pelo menos a próxima terça-feira, com pancadas de intensidade moderada a forte.

Durante o encontro, representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar detalharam os protocolos de prevenção e responderam a questionamentos dos gestores municipais. “Reforçamos as recomendações para que a população permaneça em segurança, sobretudo em áreas suscetíveis a deslizamentos e alagamentos”, afirmou a vice-governadora. Participaram da reunião prefeitos como Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Ramos (Paulista), Elcione (Igarassu), Edmilson Cupertino (Moreno), Diego Cabral (Camaragibe), Mary Gouveia (Escada), Márcia Barreto (Joaquim Nabuco), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), entre outros.

Leia mais

As autoridades também discutiram a situação de barragens e outras estruturas que integram o sistema de contenção de cheias. O secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, destacou que “a conclusão de Panelas II deve amenizar os efeitos na Mata Sul” e apontou que o nível ainda baixo da Barragem de Serro Azul permite maior retenção das águas. Segundo ele, os rios da região estão sendo monitorados com atualizações a cada 15 minutos.

Alguns gestores municipais reforçaram a importância da articulação com o governo estadual. “A antecipação das ações possibilita uma resposta mais rápida, e isso, nesse momento, pode salvar vidas”, disse a prefeita de Olinda, Mirella Almeida. Já o prefeito de Xexéu, Thiago de Miel, avaliou o acompanhamento como “essencial para que as prefeituras possam fazer um melhor atendimento às pessoas que mais precisam”.

Além das ações emergenciais, o governo destacou obras em andamento, como a conclusão do sistema de drenagem do Canal do Fragoso, em Olinda, e intervenções de contenção de encostas em Jardim Monte Verde, no Jaboatão dos Guararapes, que avançaram mais de 30%.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.