Portugal enfrenta novas eleições neste domingo para definir Parlamento e primeiro-ministro

Portugal fará a terceira eleição legislativa em pouco mais de três anos, neste domingo, 18. Os portugueses elegem 230 deputados e definem o próximo primeiro-ministro, após a rejeição parlamentar do atual. Oito partidos ou coligações estão na disputa – confira ao final.

Novas eleições foram convocadas depois que o Parlamento rejeito a indicação do atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, em 2024. No entanto, segundo pesquisas, a Aliança Democrática, de centro-direita, deve permanecer no poder, o que manteria Luís no cargo. A principal oposição é o Partido Socialista, de esquerda, que liderou o país por mais tempo que qualquer outro partido. 

Diferentemente do Brasil, Portugal funciona no regime semipresidencialista (com um presidente e um primeiro-ministro). Além disso, os votos não vão para candidatos específicos, e sim, para os partidos. Por isso, o partido que tiver mais votos, tem mais poder no Legislativo; no entanto, apenas se tiverem um número mínimo (116 de 230) cadeiras no Parlamento.

Foi assim que o primeiro-ministro Luís Montenegro foi derrotado no Parlamento: foram 142 votos contra 88 para rejeitar a “moção de confiança”, que mede o apoio parlamentar no governo. A oposição questionou Montenegro após uma polêmica envolvendo negócios da família dele. Ele nega qualquer irregularidade. 

Naquele ano, 2024, a Aliança Democrática venceu as eleições e obteve 79 das 230 cadeiras, ou seja, sem maioria, o que refletiu na falta de apoio. Com a derrota em março, novas eleições foram convocadas.

Desta vez, de acordo com uma pesquisa da Universidade Católica Portuguesa, a Aliança Democrática tem 34% dos votos; em segundo lugar, está o Partido Socialista com 26%. Ainda, em terceiro, o Chega – de extrema direita – tem 19% da intenção de voto. A pesquisa, publicada na sexta-feira (16), ainda aponta que nenhum partido deve ter a maioria da Assembleia Nacional. 

A pesquisa indica que a Aliança Democrática pode conquistar até 95 das 230 cadeiras da Câmara, um número abaixo do necessário para maioria absoluta. Na última eleição, o partido venceu com 28,8% dos votos, com menos de dois mil votos sobre o Partido Socialista.

Confira os partidos que concorrem a esta eleição:

  • Aliança Democrática (AD)
  • Partido Socialista (PS)
  • Chega
  • Iniciativa Liberal (IL)
  • Livre
  • Coligação Democrática Unitária (CDU)
  • Bloco de Esquerda
  • PAN (Pessoas–Animais–Natureza)

Leia também:

  • Líder da ultradireita de Portugal passa mal de novo, durante comício; assista

O post Portugal enfrenta novas eleições neste domingo para definir Parlamento e primeiro-ministro apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.