Governo de Goiás promove ações da campanha Faça Bonito em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realiza neste mês duas ações em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizado no próximo domingo, 18. Os dados integram a campanha nacional Faça Bonito , que visa mobilizar a sociedade na defesa dos direitos da infância e adolescência.

A primeira atividade será neste domingo (18), no Parque Flamboyant, em Goiânia, das 8h às 11h. No local, serão oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação contra influenza para grupos prioritários, distribuição de complexo homeopático da dengue e sessões de auriculoterapia.

De acordo com a coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues, a ação tem o objetivo de atrair o público e promover a conscientização sobre os riscos da violência sexual. “Vamos repassar informações sobre os cuidados que crianças, adolescentes e famílias devem adotar para prevenir essas situações”, explicou.

Já no dia 24 de maio (sábado), uma mobilização acontecerá no Portal Shopping, em Aparecida de Goiânia, a partir das 13h. A programação inclui apresentações teatrais, pinturas faciais, atividade “semáforo do corpo” e orientações sobre prevenção à violência sexual.

As ações em Goiás são promovidas em parceria com o Fórum Goiano de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e com a Rede de Atenção a Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência de Goiânia. A iniciativa reúne órgãos públicos das esferas estaduais e municipais, universidades, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça de Goiás, Conselho Tutelar, OAB, conselhos de direitos, Polícia Rodoviária Federal, entre outras entidades.

Panorama da violência sexual em Goiás

Durante a ação no dia 18, será lançado o boletim epidemiológico Violência Sexual Infantojuvenil em Goiás: panorama e seus determinantes . O documento aponta que, entre 2015 e 2024, a maioria das notificações de violência sexual no estado envolveu crianças entre 5 e 14 anos. Os dados mostram ainda que o risco é maior entre os mais novos, devido à imaturidade física e psicológica.

Outro dado destacado é que a maior parte das vítimas são meninas negras, o que evidencia o impacto das desigualdades socioeconômicas e culturais. Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade são mais suscetíveis à exploração sexual, inclusive como forma de sobrevivência.

Dados nacionais

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 6.238 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes foram registrados em Goiás entre 2022 e 2023. Quase 90% das vítimas eram meninas, e 64,7% dos casos ocorreram dentro das residências. Nacionalmente, o Disque 100 registrou 3,4 milhões de informações em 2023 e 4,3 milhões em 2024, um aumento de 22,6%.

A campanha Faça Bonito foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000 e tem como objetivo sensibilizar e convocar a sociedade para garantir o desenvolvimento seguro e protegido de crianças e adolescentes.

Canais de denúncia

  • Qualquer cidadão pode denunciar casos de abuso e exploração pelo Disque 100, serviço gratuito e sigiloso disponível 24 horas.
  • Também é possível acionar o Conselho Tutelar, a Polícia Militar (190) ou a Polícia Rodoviária Federal (191).
  • As vítimas devem ser levadas quanto antes a uma unidade de saúde para cuidados físicos e psicológicos. Goiás conta com quatro unidades especializadas nesse atendimento: Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), Hospital Estadual da Mulher (Hemu), Hospital Estadual de Luziânia e Hospital Estadual de Jataí.

A SES-GO disponibilizou em seu canal no YouTube um vídeo com orientações sobre como identificar sinais de abuso, denunciar e apoiar as vítimas. O conteúdo está disponível no link.

  • Leia também: Mulher é presa em flagrante em Goiânia por armazenar imagens de abuso infantil
  • Em nova operação, PF investiga crimes sexuais praticados contra crianças na internet em Goiás

O post Governo de Goiás promove ações da campanha Faça Bonito em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.