Um templo que estava submerso foi descoberto por arqueólogos na costa italiana. As ruínas estavam soterradas no litoral de Pozzuoli, cidade da região vulcânica de Campi Flegrei, a cerca de 16 quilômetros de Nápoles. Foram descobertos dois altares de mármore branco e lajes com inscritos em latim.
A possibilidade de um templo estar submerso no local foi levantada ainda no século 18, quando mergulhadores encontraram artefatos no mar. A informação é do portal Scientific American. Somente em 2023 foi realizado um mapeamento do fundo do mar, quando identificaram duas salas de arquitetura romana com aproximadamente 10 por 5 metros. Lá estavam os altares que foram encontrados.
Nas lajes estava a inscrição “Dusari sacrum”, traduzido como “consagrado a Dushara”. Isso pode revelar que o templo foi dedicado ao deus da religião de quem o construiu. Os especialistas acreditam que o templo foi erguido há cerca de 2.000 anos por imigrantes do antigo reino nabateu, a mesma civilização que construiu o famoso “Tesouro” de Petra, visto nos filmes Indiana Jones e a Última Cruzada.
A cidade Pozzuoli era conhecida como Puteoli na Roma Antiga, era um porto comercial onde navios desembarcavam com produtos para comercialização. Após muita atividade vulcânica, por séculos, parte da cidade afundou. O tempo foi destruído e soterrado, possivelmente por perda de influência dos comerciantes nabateus na região.
*Com informações do portal Aventuras na História
Leia também:
- Conheça a história do médico brasileiro que cuidou de Napoleão Bonaparte: a jornada de Caetano Moura
- Por que os italianos comem massa todos os dias e não engordam?
O post Intrigante tempo submerso é descoberto em Nápoles apareceu primeiro em Jornal Opção.