Sudene e Ministério do Desenvolvimento Social firmam parceria para ampliar qualificação e microcrédito no Nordeste

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) firmou, nesta sexta-feira (16), um protocolo de intenções com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para integrar o programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa tem como objetivo ampliar a inclusão produtiva de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) a partir dos 18 anos, oferecendo acesso à qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e microcrédito. A cerimônia de assinatura foi realizada no Recife, com a presença do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e do ministro Wellington Dias.

A parceria prevê a atuação da Sudene na ampliação do alcance do programa em sua área de cobertura, que inclui os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. O apoio será viabilizado por meio de instrumentos já existentes na autarquia, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e incentivos fiscais. Somente este ano, estão previstos R$ 1,6 bilhão em operações de microcrédito com recursos do FNE voltados ao público do programa.

Leia mais

De acordo com a Sudene, além de ampliar o acesso ao crédito, a autarquia também atuará na articulação com empresas incentivadas e financiadas pela instituição para absorção de mão de obra qualificada. A expectativa é contribuir com a reinserção de beneficiários do CadÚnico no mercado de trabalho formal e estimular o surgimento de pequenos negócios em regiões com baixos indicadores sociais. O protocolo tem validade até dezembro de 2026, com possibilidade de prorrogação.

O evento contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão; do prefeito do Recife, João Campos; e de representantes do Banco do Nordeste.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.