Novo veranico deve trazer calor para o Centro-Sul; veja a previsão para o fim de semana


Novo bloqueio atmosférico começou a se configurar já na última quarta-feira (14) no Sul e deve se estender ao menos até 20 de maio, próxima terça-feira. Calor e sol forte em São José dos Campos (Vale do Paraíba)
Reprodução/TV Vanguarda
Um novo veranico deve manter as temperaturas acima da média nos próximos dias em boa parte do Centro-Sul.
☀️Veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor.
De acordo com a Climatempo, um novo bloqueio atmosférico começou a se configurar já na última quarta-feira (14) no Sul e deve se estender ao menos até 20 de maio, próxima terça-feira. (veja no mapa abaixo)
Centro-Sul deve ter novo veranico.
Arte/g1
“O fim de semana vai ser quente e seco no Centro-Oeste e no Sudeste, com tardes de temperatura acima da média e madrugadas e noites mais frias”, analisa Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
Em boa parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná, oeste do Mato Grosso do Sul e oeste do Mato Grosso as marcas podem ficar até 5ºC acima da média. Nas demais regiões, a tendência é que as temperaturas fiquem entre 3ºC e 5ºC acima do esperado para essa época do ano.
No fim de semana, a previsão é que, no domingo (18), uma frente fria passe pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuva para a região.
Como o bloqueio atmosférico deve se manter na próxima semana, a tendência é que a frente se desvie para o mar e não avance para as demais regiões.
LEIA TAMBÉM:
‘Leão 14 é o papa da Amazônia’, define embaixador brasileiro que quer convidar pontífice para COP no Brasil
Desmatamento no Brasil recua, mas Cerrado concentra maior área e mais de 50% das perdas, aponta Mapbiomas
Chuva no Norte e Nordeste
Apesar da previsão de dias mais quentes no Centro-Sul por causa do veranico, Norte e Nordeste devem seguir com o tempo bastante instável.
No Norte, a expectativa é que as pancadas de chuva registradas na última semana continuem. Luengo destaca que norte do Amazonas, exceto Manaus, Roraima, Amapá e no Pará tenham os maiores volumes.
Já no Nordeste, leste nordestino é a região com previsão de grandes acumulados de chuva.
“Nos próximos dias, João Pessoa, Natal, Alagos e Sergipe devem ter chuva forte, além também do norte do Maranhão”, destaca o meteorologista.
Ele detalha que a chuva forte esperada para o leste nordestino é consequência de um fenômeno meteorológico conhecido como ondas de leste.
☁️As ondas de leste são caracterizadas por uma grande quantidade de nuvens carregadas que provocam ventos fortes, chuvas intensas e raios. O fenômeno é bastante comum entre os meses de maio e outubro e tende a provocar muita chuva por dias consecutivos, especialmente na costa leste do Nordeste.
Veja como ficam as temperaturas nas capitas nos próximos dias, segundo o Inmet:

Desmatamento no Brasil recua, aponta Mapbiomas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.