Os candidatos que não concordaram com as notas provisórias da prova discursiva da primeira edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de educação superior estrangeira (Revalida) podem entrar com recurso até esta quinta-feira (15).
O procedimento deverá ser feito virtualmente no Sistema Revalida. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que não serão aceitos recursos apresentados fora do Sistema Revalida ou fora do prazo.
Notícias relacionadas:
- Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos.
- Brasil deve chegar a 635,7 mil médicos em 2025; mulheres são maioria.
O Revalida avalia profissionais brasileiros e estrangeiros formados em medicina fora do Brasil que querem exercer a profissão em território nacional. O objetivo do exame é garantir a qualidade do atendimento médico prestado no país.
A primeira etapa do Revalida 2025 ocorreu no dia 23 de março, com a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos no exame.
Recursos
O recurso contra o resultado provisório da prova escrita deverá conter somente questionamentos relacionados às pontuações atribuídas a cada quesito avaliado, conforme a versão definitiva do padrão de resposta.
O participante também não poderá se identificar em quaisquer dos espaços de texto destinados ao recurso contra o resultado provisório da prova escrita discursiva, sob pena de ter o recurso reprovado automaticamente.
A análise feita pela banca corretora do exame trará as justificativas individualizadas de deferimento ou indeferimento.
De acordo com o edital da 1ª etapa do Revalida 2025, o resultado final será divulgado pelo Inep na Página do Participante, com login no portal Gov.br, em 3 de junho.
Revalida
Desde 2011, o exame que autoriza aos aprovados ter o diploma reconhecido no Brasil é aplicado pelo Inep, enquanto a revalidação é de responsabilidade das universidades públicas do país que aderiram ao Revalida.
Anualmente, as provas são divididas em duas etapas eliminatórias (teórica e prática), aplicadas em momentos distintos. As provas escritas e a prova de habilidades clínicas abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
O participante somente poderá avançar para a segunda etapa, a da prova prática, se for aprovado na teórica.
Para serem aprovados, os candidatos devem demonstrar conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina.
Saiba mais sobre o Revalida.