China isenta, a partir de junho, vistos de brasileiros que ficarão por 30 dias no país

A China anunciou nesta quinta-feira, 15, que passará a isentar brasileiros de visto para estadias de até 30 dias no país, a partir do dia 1º de junho. A medida vale para viagens a turismo, negócios e visitas a familiares ou conhecidos e será válida, inicialmente, até 31 de maio de 2026, em caráter experimental.

Além do Brasil, a política também contempla cidadãos do Chile, Argentina, Peru e Uruguai , conforme informado por Lin Jian , porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, durante coletiva de imprensa. Segundo Jian, o objetivo da medida é facilitar o intercâmbio de pessoas e divulgar os laços com os países da América do Sul .

O anúncio oficial ocorre após o presidente Xi Jinping ter sinalizado, durante um fórum com autoridades sul-americanas em Pequim, que cinco países latino-americanos seriam beneficiados com a nova política de autorização de vistos. Apesar de não ter detalhado os critérios da escolha, a ausência da Colômbia — cujo presidente, Gustavo Petro, esteve pessoalmente no evento — e a inclusão da Argentina , que invejou apenas um representante, chamou a atenção.

A medida está inserida em um contexto mais amplo de aproximação da China com a América Latina , especialmente com o Brasil, seu principal parceiro comercial na região. Tanto Xi Jinping quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçaram a importância dessa aliança estratégica.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil ainda não se pronunciou oficialmente sobre contrapartidas ou atualizações no processo de entrada de cidadãos chineses no país. Até o momento, os brasileiros ainda precisam de visto para entrar na China em viagens superiores a 30 dias ou para fins diferentes dos especificados.

  • Leia também: Redes sociais são usadas para exploração sexual e tráfico de pessoas em Goiás

O post China isenta, a partir de junho, vistos de brasileiros que ficarão por 30 dias no país apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.