Marconi Perillo disputou quatro vezes (sempre vitorioso) mandato de governador de Goiás. Se for candidato em 2026, será sua quinta disputa. O que quer dizer que o PSDB não se renova no Estado.
Dado o desgaste tanto do PSDB quanto de Marconi Perillo — “fadiga de material” às vezes pode ser incontornável, dizem políticos experimentados —, há sinais de que, na disputa pelo governo em 2026, o partido poderá acabar bancando Gustavo Sebba.
Filho do ex-prefeito de Catalão Jardel Sebba, Gustavo Sebba é deputado estadual — dos mais articulados — e representa a região Sudeste. Ele tem circulado por outras regiões do Estado, o que pode sinalizar que está sendo preparado para disputar o governo do Estado.

Entretanto, aliados dos Sebba dizem que Marconi será candidato a governador. Ou seja, resiste à renovação.
Mas é provável que, sobretudo se o PL do senador Wilder Morais compor com Daniel Vilela para governador — indicando um candidato a senador —, Marconi Perillo poderá abrir espaço para Gustavo Sebba. O ex-governador disputaria, deste modo, mandato de deputado federal. Há quem acredite que pode ser eleito e “puxar” mais um deputado.
Tucanos veteranos postulam que, para voltar à política, a dos que têm mandato, Marconi Perillo precisa primeiro se tornar deputado federal. Por sua capacidade de articulação, se tiver mandato, com várias emendas para beneficiar prefeitos, pode ressurgir para o pleito de governador em 2030. Porém, se perder mais uma eleição — já perdeu duas seguidas, ambas para senador —, há quem postule que pode acabar fora para sempre da política de Goiás. (E.F.B.)
O post Gustavo Sebba pode ser candidato a governador e Marconi pode disputar mandato de deputado federal apareceu primeiro em Jornal Opção.