
A morte do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, mobilizou líderes internacionais ao redor do mundo nesta terça-feira (13). Presidentes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile e Venezuela homenagearam o uruguaio que morreu em decorrência de um câncer de esôfago. O carisma do ex-mandatário também foi lembrado por lideranças de outras partes do mundo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos primeiros líderes a se pronunciar publicamente sobre a morte de Mujica. Em nota divulgada nas redes sociais, escreveu:
“Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a gentileza podem andar juntas. E que a coragem e a força podem vir acompanhadas de humildade e desapego”.
Lula confirmou que estará presente no velório do ex-presidente, marcado para esta quarta-feira (14), em Montevidéu.
Também presente à cerimônia, o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, lamentou a morte do ex-mandatário:
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, militante, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”.
Do Chile, o presidente Gabriel Boric exaltou o legado deixado por Mujica:
“Pepe querido, você nos deixou a esperança incombustível de que é possível fazer as coisas melhor. Descanse em paz. Viva Mujica!”
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, disse:
“Ha muerto Pepe Mujica, el gran revolucionario, el presidente de Uruguay. Adiós, amigo”. Mais tarde, ampliou a homenagem: “Mujica foi um crente fervoroso na integração e na Pátria Grande. Hoje acredito firmemente que o projeto de integração latino-americana deve continuar em sua memória”.
A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, escreveu:
“Lamento profundamente a morte do nosso querido Pepe Mujica, exemplo para a América Latina e para o mundo inteiro pela sabedoria, pensamento e simplicidade que o caracterizavam”.
Na Bolívia, o ex-presidente Evo Morales recordou a amizade com Mujica:
“Nos dói profundamente a partida do meu irmão Pepe Mujica. Sempre me recordo de seus conselhos cheios de experiência e sabedoria. Ele foi um fervoroso crente na integração e na Pátria Grande. Ficam seus ensinamentos e seu grande exemplo.”
Já o atual presidente Luis Arce declarou:
“Voe alto, querido Pepe! Com o coração profundamente triste, nos despedimos de um verdadeiro farol de esperança, humildade e luta pela justiça social.”
Na Europa, o líder da França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, homenageou Mujica com palavras comoventes:
“Adeus, Pepe Mujica. Obrigado por toda a coragem que você nos deu, obrigado pelo exemplo que foi, obrigado pela lição de vida que é sua morte escolhida”.
De Cuba, o presidente Miguel Díaz-Canel decretou luto oficial em memória do ex-presidente uruguaio e afirmou:
“Pepe Mujica foi um dos líderes mais queridos e respeitados da esquerda latino-americana”, e acrescentou: “Sua morte é uma grande perda para todos nós”.
O post Lula e líderes mundiais prestam homenagem ao ex-presidente Pepe Mujica apareceu primeiro em Vermelho.