O Uruguai decretou luto nacional pela morte do ex-presidente José “Pepe” Mujica até a próxima sexta-feira, 16. O velório do ex-presidente do país, “Pepe” Mujica, ocorre na manhã desta quarta-feira, 14, em Montevidéu. De acordo com as autoridades locais, a solenidade deve ser aberta ao público e deve durar ao menos 24h com início marcado para às 10h.
Pepe morreu aos 89 anos na tarde desta última terça-feira,13, devido a um câncer de esôfago em estágio terminal. Na noite desta dia 13, o presidente da república, Luiz Inácio Lula (PT), confirmou a presença no velório de Pepe após a chegada no Brasil na noite deste dia 14.
Em seu último pronunciamento ao público, Mujica havia afirmado que “estava morrendo” e que não queria ser incomodado após anunciar o fim do tratamento oncológico, como divulgou o Jornal Opção na época.
A despedida começa a partir das 10h com uma cerimônia no edifício da Presidência do Uruguai, e deve seguir para a sede da sigla política do Movimento de Participação Popular com destino final no parlamento uruguaio. Enquanto isso, o local do enterro ainda não foi divulgado, mas Pepe havia afirmado que desejava ser velado na chácara que possui nos arredores da Capital.
Tendo liderado o país nos anos de 2010 a 2015, Pepe era conhecido por enfrentar a ditadura militar do Uruguai no final da década de 70 e início dos anos 80 como um guerrilheiro da esquerda. Durante este tempo, o ex-mandatário foi baleado seis vezes e foi preso por 12 anos pelo regime autoritário. Como um dos grandes líderes da esquerda latino americana, Pepe era um aliado próximo e amigo de Lula.
Leia também: Morre Divaldo Franco, líder espírita e fundador da Mansão do Caminho
O post Uruguai decreta 3 dias de luto por Pepe Mujica; velório será aberto ao público apareceu primeiro em Jornal Opção.