Saiba quais políticos de Goiás vão participar da COP 30

Goiás se prepara para marcar presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. O Jornal Opção procurou os vereadores, deputados estaduais e federais de Goiás. Demonstraram interesse em integrar a comitiva goiana a deputada federal Adriana Accorsi (PT), as vereadoras Aava Santiago (PSDB) e Kátia Maria (PT), e o deputado estadual Mauro Rubem (PT), que se organizam para participar das discussões internacionais sobre justiça climática e preservação ambiental.

Outros parlamentares goianos também demonstram intenção de participar da COP 30 e já iniciaram seus preparativos para integrar a comitiva do estado. Entre eles estão o deputado estadual Antônio Gomide (PT), a deputada Rosângela Rezende (Agir), a deputada Dra. Zeli (União Brasil), além dos vereadores Luan Alves (MDB) e Edward Madureira (PT). 

A vereadora Kátia Maria, que participa da conferência pela terceira vez consecutiva, representará novamente a Câmara Municipal de Goiânia. Ela também lidera o Programa Expedição Rio Meia Ponte, iniciativa do Legislativo municipal voltada à educação ambiental. Sua assessoria informou ao Jornal Opção que “ela irá participar e também está organizando para levar um grupo de estudantes que foram nomeados embaixadores do Meia Ponte”.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, também já confirmou presença na COP 30, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). 

Outro nome pré-confirmado é o da deputada Adriana Accorsi, que pretende participar do evento. Sua assessoria confirmou ao Jornal Opção que a parlamentar tem interesse em integrar as discussões da COP 30, reforçando o compromisso com a pauta ambiental no Congresso.

Entre os que também se preparam para ir a Belém, o deputado estadual Mauro Rubens (PT) destacou a importância da conferência e sua conexão com debates já em andamento na Assembleia Legislativa de Goiás. “Está na minha agenda, sim. A gente está vendo as condições para ir. Lá parece haver muito problema de alojamento até, de onde ficar. Porém, a gente está vendo isso. É quase praticamente confirmado”, disse. Ele também comentou que poderá se hospedar em algum assentamento do MST próximo ao evento, devido à sua ligação com a bancada do movimento.

Mauro Rubens frisou que os temas centrais da COP 30 dialogam diretamente com projetos que ele tem apoiado. “Os assuntos centrais que a COP 30 vai tratar é justamente aumentar o financiamento para preservar, porque tem dinheiro para destruir, para desmatar, para fazer agronegócio, fazer monocultura, para jogar veneno. Isso já tem demais, né? E agora precisa ter dinheiro para fazer com que matas, cerrado, natureza sejam preservados.”

Além disso, o parlamentar destacou que as corporações que lucram com atividades nocivas ao meio ambiente devem arcar com responsabilidades proporcionais. “Nós vivemos em uma economia global, né? E essa economia global é impactante no meio ambiente e aqueles que mais ganham têm que investir mais para poder reverter todos esses efeitos que estão hoje produzindo a destruição ambiental. Então acho que as grandes corporações vão ser pressionadas para poder investir nos fundos de preservação ambiental […] Nós não podemos continuar desmatando o nosso cerrado inteiro aqui para produzir commodities, isso já passou do limite.”

Já o deputado estadual Antônio Gomide (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, também manifestou intenção de estar na COP 30. Sua assessoria afirmou ao Jornal Opção que “ele pretende participar e levar questões ambientais relacionadas ao cerrado goiano. O deputado é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e atua nesse sentido, sobretudo para o combate ao desmatamento ilegal e a construção de políticas públicas que visam a educação ambiental e proteção do Cerrado. Ele também é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa de Cerrado e tem atuado para proteção da Chapada dos Veadeiros”.

Outro nome na agenda climática goiana é a vereadora Aava Santiago (PSDB), que também planeja estar na COP 30. De acordo com sua assessoria, “está nos planos da Aava comparecer na COP 30 e existem alguns eventos preparatórios para a COP que ela vem idealizando”. Apesar de os detalhes desses eventos ainda não terem sido divulgados, a movimentação da vereadora indica forte envolvimento com o tema.

A deputada estadual Rosângela Rezende (Agir) também planeja participar da conferência pela terceira vez, dando continuidade à sua atuação ambientalista. Ao Jornal Opção, ela afirmou: “Bem provável que estarei presente mesmo não mais presidindo Comissão de Meio Ambiente (CMA). Estive na COP 28 e 29”. Já a deputada Dra. Zeli (União Brasil), que participou da COP anterior, realizada no Azerbaijão, ainda avalia sua ida à edição de Belém, mas demonstrou interesse em acompanhar os desdobramentos dos debates levantados por lideranças sociais.

O vereador Luan Alves (MDB) ainda não confirmou oficialmente sua presença, mas demonstrou interesse. Segundo sua assessoria, “Todas as agendas que pautam o Meio Ambiente são pertinentes ao vereador. A COP 30 ainda está distante, mas há possibilidade. Sem definição por enquanto”. Já o vereador Edward Madureira (PT) também deve comparecer à conferência conforme informado por sua assessoria. 

Leia também:

Reforma: Márcio Corrêa desmembra pasta e nomeia ex-secretário do Tocantins

Elias do Nana assume vaga na Câmara de Anápolis; veja quem é o novo vereador

Parlamentares representam o estado de Goiás na COP 29

O post Saiba quais políticos de Goiás vão participar da COP 30 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.