Nos dias 27 e 28 de maio, o Solar do Douro, no JCPM Trade Center, em Recife, será palco do Pernambuco Carbon Summit, evento promovido pelo Instituto Água Sustentável. Idealizado por Éverton de Oliveira, diretor da instituição, o encontro reunirá especialistas de diversas áreas para debater caminhos concretos para o desenvolvimento regenerativo, os créditos de carbono e o futuro sustentável do estado e do país.
A abertura contará com discursos de representantes de instituições estratégicas como Porto de Suape (Márcio Giust), Petrobras (Magda Chambriard), APAC (Maria Cycyanne Fonseca Rosa), SEMAS-PE (Karla Godoy) e do próprio Éverton de Oliveira. Em seguida, o professor Carlos André Cavalcanti, do Complexo Industrial Portuário de Suape, faz a conferência magna “Pernambuco no futuro já?”.
Leia mais
Entre os destaques da programação estão cinco mesas redondas. A primeira, “Agindo localmente para melhorar globalmente”, terá mediação de Éverton de Oliveira e participação de Soraya Pires (Ambipar), Thayara Paschoal (Grupo JCPM), Clemente Coelho Junior (UPE) e Daniella Pessoa (M. Dias Branco).
Já a segunda, “Ajustando contas com o futuro: desenvolvimento regenerativo”, será moderada por Jô Mazzarolo e terá como debatedores Humberto Ciccarino Neto (Blue Reef), Bruna Soldera e Eunice Castro (Grupo Moura).
No encerramento do primeiro dia, Warwick Manfrinato (Plant Ambiental) apresentará a palestra “O caminho para uma economia sustentável”.
O segundo dia abre com a palestra “Créditos de Carbono em debate: caminhos sustentáveis para a indústria e o transporte marítimo”, com Isabela Morbach. Na sequência, ela mesma presidirá a mesa “Regulação: Lei de Créditos de Carbono e Combustíveis do Futuro”, com a presença de Josenildo de Souza e Silva (Universidade do Delta da Paraíba), Paula Suzanna Amaral Mello (Pinheiro Neto) e Phillip França (Advocacia e Soluções Jurídicas).
O debate se intensifica com a mesa “CCS, H verde: CO2 gerando ativos”, com moderação de Gabriel Lyra Mendes Vieira (Suape) e os debatedores Aldo Torres Sales (UFPE), Thomas Kiss (Hub ODS), Daniel Cardoso (Hidroplan) e Carlos Peixoto (H2Helium).
Também se destaca a mesa “O futuro do CO2: captura, certificação e uso”, com moderação de Gilberto Freyre Neto e falas de Paulina Sarubbi Cysneiros (Grupo Cornélio Brennand), José Antonio Bertotti Junior (INCT) e Sérgio Peres (PE), entre outros.
A palestra de encerramento será conduzida por Everton de Oliveira, abordando a “potência energética sustentável de Pernambuco”, seguida das palavras finais de fechamento do evento.
A programação completa está disponível no site do evento (www.pernambucocarbon.com.br). O Pernambuco Carbon Summit pretende marcar um novo ciclo de engajamento e ação pelo meio ambiente, com Pernambuco à frente das mudanças que o planeta precisa.
Leia menos