Cabo de Santo Agostinho terá Conselho Municipal de Segurança

O prefeito Lula Cabral anunciou, nesta segunda-feira (13), a criação do primeiro Conselho Municipal de Segurança do Cabo de Santo Agostinho. A iniciativa, apresentada durante reunião com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, faz parte do programa “Participa Cabo” e busca integrar a sociedade civil às políticas públicas de prevenção e combate à violência no município.

O novo conselho será um espaço de articulação entre o poder público e a população, com representantes da comunidade, como moradores, comerciantes e líderes religiosos, além de integrantes das forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. “No Cabo, temos trabalhado duro para equipar e ampliar a guarda municipal, investimos na promoção de ações de segurança cidadã e de inteligência. Conseguimos avanços importantes, reduzindo a taxa de homicídios de 149 para 89 por 100 mil habitantes, mas o município não tem condições de assumir o que é função do Estado. Precisamos de mais apoio”, afirmou Lula Cabral.

A decisão ocorre em meio a críticas à falta de ações efetivas do governo estadual. Recentemente, o prefeito solicitou oficialmente à governadora Raquel Lyra o envio da Força Nacional para reforçar o enfrentamento à criminalidade. Segundo ele, o Conselho Municipal de Segurança será um instrumento estratégico para ampliar o diálogo com a sociedade e desenvolver respostas conjuntas aos desafios da segurança pública local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.