Veja como vai ficar o transporte na Grande Vitória com o BRT

Como vai ficar a nova Avenida Lindenberg: seis estações serão instaladas na primeira etapa – que vai do Terminal de Jardim América, em Cariacica, até o bairro Glória, em Vila Velha

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Divulgação/ Governo do Estado

Com a meta de reduzir até pela metade o tempo de viagem para quem usa o transporte coletivo, o governo do Estado deve iniciar ainda este ano as obras para implantação de corredores exclusivos para ônibus – conhecidos como BRT.Na primeira etapa – que vai do Terminal de Jardim América (Cariacica) até a Glória (Vila Velha) – serão instaladas seis estações ao longo da avenida Carlos Lindenberg, sendo cada uma com duas plataformas de embarque e desembarque (uma por sentido no centro da via).Nesse caso, os ônibus vão poder circular em uma espécie de via expressa, com a faixa da esquerda liberada apenas para eles.O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que os estudos apontam que os corredores podem até dobrar a velocidade nos horários de pico para quem usa o transporte coletivo.“Já realizamos a licitação, que contou com a participação de 15 empresas no processo. Agora, vamos analisar a documentação apresentada da empresa vencedora para realizar os trâmites de habilitação. Se estiver tudo certo, o contrato será assinado”.

Como vai ficar a nova Avenida Lindenberg: seis estações serão instaladas na primeira etapa – que vai do Terminal de Jardim América, em Cariacica, até o bairro Glória, em Vila Velha

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Divulgação/ Governo do Estado

Quanto aos prazos, a expectativa é de que a empresa tenha a ordem de serviço assinada ainda neste semestre. Depois, terá o prazo de quatro meses para elaboração dos projetos necessários, para só então iniciar as obras de fato.A obra – que deve ficar pronta em 24 meses após o início – contará com ciclovia por toda a avenida Lindenberg, além de duas novas alças para acesso e descida da 2ª Ponte, reduzindo trajetos também para os demais carros até a região de Jardim América, em Cariacica.O projeto do BRT também tem projetos básicos em fase final de uma segunda etapa. O projeto será entregue à Prefeitura de Vila Velha, que ficará responsável pela execução. O segundo trecho vai ligar a região da Glória até o Terminal de Vila Velha, se ligando até a faixa exclusiva para ônibus existente na Terceira Ponte.Entre os diferenciais para os projetos de faixas exclusivas e corredores exclusivos que estão sendo projetados para a Grande Vitória, segundo Damasceno, é que não demandam mudança na frota dos veículos do Sistema Transcol.“O traçado dos corredores e a localização das plataformas vão permitir que as pessoas continuem embarcando pelas portas à direita dos veículos”, explicou o secretário Fábio Damasceno.

Projeto do BRT determina que ônibus vão poder circular em uma espécie de via expressa, com a faixa da esquerda liberada apenas para eles

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Fábio Nunes/ A Tribuna

Entenda a mudançaCorredores exclusivosDepois da implantação de faixas para ônibus na Terceira Ponte, o governo do Estado vai começar a implantação dos corredores exclusivos para dar maior agilidade aos usuários do Sistema Transcol. Os corredores serão implantados por etapas.Fase 1: de Jardim América até a GlóriaA primeira etapa, em fase final de licitação, é a ligação entre o Terminal de Jardim América, em Cariacica, passando pelo Terminal do Ibes, em Vila Velha, até a Glória. O trecho tem 11 quilômetros.Nesse modelo de corredor, somente os ônibus poderão circular pelas faixas da esquerda da via.EstaçõesAo longo do trechio, serão construídas seis estações de ônibus para embarque e desembarque.Elas terão 12 plataformas de 40 metros (duas em cada estação, para atender os ônibus que passam em cada sentido da via), capazes de acomodar três ônibus convencionais simultaneamente.As estações vão ficar na altura dos bairros Ibes, Ataíde (Colina), Santa Rita, Alecrim, Cobilândia e Cobi.Nova Lindenberg Como parte da implantação do primeiro trecho, a avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, terá requalificação do pavimento asfáltico, que será em concreto. Também serão feitas melhorias nas calçadas.No canteiro central, o traçado permitirá que o embarque e o desembarque sejam feitos pela porta da direita, sem necessidade de mudança e adaptação dos ônibus com portas pela esquerda.Aos demais veículos, serão destinadas duas ou três faixas por sentido.

Segunda ponte: mudanças. 02/04/2024

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Leone Iglesias/ A Tribuna

Alças da 2ª PonteA implantação do primeiro trecho de corredor para ônibus vai contar com a construção de novas alças de acesso e saída da 2ª Ponte, que terão cerca de 530 metros cada.Quem está trafegando pela avenida Carlos Lindenberg e sobe a Segunda Ponte poderá acessar uma “alça” à direita, que passará por baixo da ponte e sairá na rua do estádio da Desportiva Ferroviária, já se conectando ao Terminal de Jardim América.No sentido, de Jardim América para a Segunda Ponte, o motorista subirá da região da Desportiva (Engenheiro Araripe) diretamente por um viaduto que será ligado à Segunda Ponte.Fase 2: da Glória ao Terminal de Vila VelhaAlém do trecho do governo do Estado, a Prefeitura de Vila Velha vai realizar parte da obra dos corredores do Terminal de Vila Velha até a Glória. A obra da Prefeitura vai permitir interligar a faixa exclusiva para ônibus da Terceira Ponte, passando pelo Terminal de Vila Velha até a Glória, e da Glória até o Terminal de Jardim América.Fonte: Governo do Estado.

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