O vice-presidente da Celg, Gustavo Mendanha, tem três projetos político-eleitorais.
Primeiro, ser candidato a senador. Segundo, ser candidato a vice-governador. Terceiro, ser candidato a governador… em 2030.
Filiado ao MDB, Mendanha não terá como ser vice. Porque a chapa não será, como se diz, “puro sangue”. Afinal, o vice-governador Daniel Vilela, que será candidato a governador, é do MDB.
Mesmo se disputar mandato de senador, Mendanha dificilmente terá como ficar no MDB. Então, a tendência é que mude de partido, em breve.
Mendanha irá para o União Brasil? Dificilmente, o UB terá dois candidatos a senador — Gracinha Caiado e mais um.
Então, Mendanha se filiará em qual partido? Ainda não se sabe. Mas o pP e o Republicanos, para mencionar apenas dois partidos, certamente estarão com as portas abertas para o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia.
O pP é mais complicado, porque seu presidente regional, Alexandre Baldy, tem dito que será candidato a senador.
Há uma crença, na base governista, de que Mendanha só perderá a vaga para a disputa do Senado se o PL fechar com a candidatura de Daniel Vilela. Aí, de acordo com fontes governistas, o parceiro de chapa de Gracinha Caiado tende a ser o vereador Major Vitor Hugo, do PL.
Dos integrantes do Partido Liberal em Goiás, Major Vitor Hugo é o mais ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Os dois são aliados e, sobretudo, amigos. São homens oriundos da caserna e, por isso, se entendem por música e mistérios. (E.F.B.)
O post Gustavo Mendanha deve sair do MDB pra disputar o Senado ou ser vice de Daniel Vilela apareceu primeiro em Jornal Opção.