Há um acordão político envolvendo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, e o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, do União Brasil.
Está acertado, ou praticamente acertado, o seguinte: a vaga do conselheiro Valcenôr Braz de Queiroz, de 71 anos, no Tribunal de Contas dos Municípios, será ocupada pelo deputado estadual Lincoln Tejota, do União Brasil. Assim, pelo fato de o jovem político ser parlamentar, não haverá resistência dos demais deputados à indicação.

Valcenôr Braz vai se aposentar, em breve, e vai manter os atuais vencimentos. Não haverá perdas nos valores. Assim, para o conselheiro, agora está bem. Os obstáculos estão sendo removidos.
Para a segunda vaga, se surgir uma segunda vaga este ano, ou no próximo, irá o deputado estadual Talles Barreto, líder do governo na Assembleia Legislativa.
O presidente do TCM, Joaquim de Castro, não planeja se aposentar este ano. Mas sua vaga, que iria para o deputado estadual Virmondes Cruvinel, tende a ser ocupada por Talles Barreto. Porém, se o conselheiro deixar para se aposentar em 2028, como estaria cogitando, o parlamentar certamente perderá a vaga.

Marcos Roberto Silva no Tribunal de Contas do Estado
Há uma segunda parte do acordão. Com a ida de Lincoln Tejota para o TCM, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Sebastião Tejota, de 65 anos, deve se aposentar.
Mais apaixonado por política do que o filho Lincoln Tejota, Sebastião Tejota tende a ser candidato a deputado estadual já em 2026 — apoiando Daniel Vilela, do MDB, para governador de Goiás.
Quem irá para a vaga de conselheiro do TCE, em substituição a Sebastião Tejota?

O nome mais cotado é o do advogado Marcos Roberto Silva, por sinal, um craque em contabilidade. Ele foi presidente do Detran e é, no momento, diretor da Celg. É uma das pessoas mais ligadas ao governador Ronaldo Caiado. São, mais do que aliados, grandes amigos. “Marcos é o nome certo para o lugar certo”, afirma um deputado estadual. “Vai se encaixar como uma luva no Tribunal”, acrescenta outro parlamentar.
Fala-se também no nome de Adriano Rocha Lima. Mas o primeiro é o mais citado por 41 deputados estaduais, 17 deputados federais, 37 vereadores de Goiânia e sete conselheiros do TCE. (E.F.B.)
O post Lincoln Tejota vai para o TCM e Marcos Roberto vai para o TCE. Está definido apareceu primeiro em Jornal Opção.