
“Tanto a CGU [Controladoria Geral da União] como a Polícia Federal foram a fundo na investigação para chegar no coração da quadrilha. Se tivesse feito um carnaval um ano atrás, possivelmente tivesse parado no carnaval, como acontece em todas as denúncias. Você faz um show de pirotecnia numa semana, na outra semana esquece. Não! Resolvemos desmontar uma quadrilha que foi criada em 2019. E vocês sabem quem governava o Brasil em 2019. Vocês sabem quem era ministro da Previdência e quem era chefe da Casa Civil em 2019. Poderíamos ter feito um show de pirotecnia, mas a gente não quer uma manchete de jornal. A gente quer apurar e aquelas entidades que roubaram vão ter seus bens congelados e vamos repatriar o dinheiro para que a gente possa pagar as pessoas”, diz o presidente Lula ao explicar que a apuração tem sido feita com seriedade e sem pular etapas.
Com isso, o líder brasileiro mostrou firmeza ao dizer que o esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criado na gestão anterior à sua [Bolsonaro] foi desbaratado.
“As vítimas não serão prejudicadas. Quem vai ser prejudicado são aqueles que um dia ousaram explorar o aposentado e o pensionista brasileiro, criando entidades e fazendo promessas possivelmente nunca cumpridas para esse povo”, completa.
Leia mais: Líderes da base provam que fraude no INSS começou no governo Bolsonaro
As afirmações aconteceram em coletiva de imprensa ainda na Rússia antes de o presidente e comitiva seguirem viagem rumo à China.
O presidente também fez questão de mostrar sua indignação com o caso ao ressaltar que os envolvidos serão descobertos.
“Eles [os fraudadores] não foram no cofre do INSS, foram no bolso do povo. É isso que nos deixa revoltados. É por isso que vamos a fundo para saber quem é quem nesse jogo. E se tinha alguém do governo passado envolvido nisso. Eu não tenho pressa. O que eu quero é que a gente consiga apurar para apresentar ao povo brasileiro a verdade e somente a verdade. Porque eu não estou atrás de um show de pirotecnia. Eu estou atrás de apurar a verdade. Quem foi que assaltou o bolso dos aposentados e pensionistas? O que eu sei é que eles não terão prejuízo”, sentencia.
Repercussão
A fala do presidente foi destaca em suas redes sociais: “Os responsáveis pelas fraudes no INSS serão identificados e punidos.”
Os responsáveis pelas fraudes no INSS serão identificados e punidos.
As entidades envolvidas nesse esquema criminoso contra os aposentados e pensionistas terão seus bens congelados. Esse recurso será utilizado para devolver o dinheiro a quem teve desconto indevido em sua conta.… pic.twitter.com/xbavbsOkTL
— Lula (@LulaOficial) May 10, 2025
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) também exaltou a firmeza da apuração contra os fraudadores: “o Brasil virando a página da pilantragem com justiça e coragem!”
Lula foi direto: desmontamos uma quadrilha criada em 2019 para explorar aposentados e pensionistas. Sem show, sem pirotecnia, com investigação séria e silenciosa da PF e da CGU. Quem prometeu mundos e fundos para enganar o povo agora vai ter que prestar contas. É o Brasil virando… pic.twitter.com/P4lSpFxvjH
— Jandira Feghali
(@jandira_feghali) May 10, 2025
Já o deputado Orlando Silva (PCdoB) publicou um vídeo que busca evidenciar que o “roubo nas aposentadorias começou e se desenvolveu no governo de Bolsonaro.”
O roubo nas aposentadorias começou e se desenvolveu no governo de Bolsonaro. É isso que eles querem esconder.
pic.twitter.com/yw1MdTOZ2f
— Orlando Silva (@orlandosilva) May 10, 2025
O post Lula destaca desmonte de quadrilha criada em 2019 para explorar aposentados apareceu primeiro em Vermelho.