A Petrobras anunciou a descoberta da presença de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos, em um poço exploratório no bloco Aram. A região fica dentro do polígono do pré-sal, considerada uma das novas fronteiras exploratórias do Brasil. O anúncio, considerado um dos maiores do ano, foi realizado nesta sexta-feira, 9.
Segundo a estatal, o poço, chamado de 3-BRSA-1396D-SPS, está localizado a 248 quilômetros da cidade de Santos, em São Paulo, a uma profundidade de 1.952 metros. Ao Jornal O Globo, uma fonte do setor classificou a descoberta como relevante, com grande volume de óleo e sem CO2.
Com a promessa de elevar a produção brasileira, a região fica perto de Aram – sendo a segunda descoberta feita pela Petrobras no local -, onde está Bacalhau, da Equinor, que vai produzir 400 mil barris de petróleo por dia. O bloco Aram foi adquirido em março de 2020, em que foram pagos R$ 5,05 bilhões em bônus de assinatura.
O plano exploratório envolve um total de quatro poços e vai até o fim de 2027. Magda Chambriard, presidente da Petrobras, disse que essa segunda descoberta segue “o ótimo resultado já alcançado em outro poço exploratório no início do ano”.
A Petrobras informou que a perfuração deste poço foi concluída e classificou o petróleo “de excelente qualidade e sem contaminantes”, o que significa um petróleo mais valioso e de melhor qualidade e menos gastos com o desenvolvimento da área. A presença de petróleo teria sido constatada por meio “de perfis elétricos, indícios de gás e amostragem de fluido”, segundo a estatal.
Leia também:
- Maior plataforma de petróleo do Brasil inicia operação no pré-sal
- Aumento do ICMS sobre combustíveis começa a valer neste sábado; impacto pode não ser imediato
O post Petrobras anuncia a descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos apareceu primeiro em Jornal Opção.