Neste sábado (10), todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São José estarão abertas das 8h às 17h para o Dia D de vacinação contra a gripe. A ação é fundamental para reduzir os riscos de internação e complicações causadas por doenças respiratórias, que tendem a se intensificar no período mais frio do ano.
A partir de sábado, a campanha vai entrar em nova fase, com atendimento ampliado para toda a população, e todos com mais de 6 meses de idade poderão receber a dose da vacina. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação (se tiver).
Desde o início da campanha, em 7 de abril, mais de 20 mil pessoas dos grupos prioritários já foram imunizadas, em ações realizadas tanto nas UBSs quanto fora das unidades, como em escolas e hospitais. A vacinação segue até sexta-feira (9) apenas para os públicos prioritários.
Além da vacina contra a gripe, também será oferecida a atualização da vacina contra Difteria e Tétano (DT) para pessoas com 7 anos ou mais que estejam com o esquema vacinal incompleto ou necessitem da dose de reforço.
Vacinar é um ato de responsabilidade com a própria saúde e com os demais. A gripe pode ser perigosa, especialmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. Quanto mais gente vacinada, menor a circulação do vírus, destaca Katheri Zamprogna, diretora de Vigilância Epidemiológica.
Quem pode se vacinar?
Até sexta-feira (9/05), grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, povos indígenas e quilombolas, profissionais que atuam nos correios, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A partir de sábado (10/05): toda a população acima de 6 meses de vida.