Inspirados nos ensinamentos dos Velhos Chorões – como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo –, que mostraram que a melhor forma de manter essa música viva é tocá-la com sentimento para as novas gerações, nasce em Goiânia uma nova roda de choro. Batizado de Amigos do Choro, o projeto será realizado todas as sextas-feiras, no espaço cultural Prosperidade Cultural, localizado no coração da capital goiana.
A roda é mediada pelos instrumentistas Lucas Barbosa e Pompilio Machado, e foi acolhida de imediato pelo espaço, por meio de seus responsáveis, Bulacha e Marina. A proposta é resgatar e fortalecer uma tradição que já teve grande importância na formação de instrumentistas em Goiás, além de dialogar com iniciativas atuais voltadas ao gênero.
“Queremos que o choro volte a integrar o roteiro cultural da cidade, como já acontece com o samba, o rock e a música autoral”, destacam os organizadores. A ideia é transformar o Prosperidade Cultural em um ponto de referência da música instrumental goiana, reunindo grupos de choro de diferentes gerações – desde os mestres pioneiros até os jovens músicos formados nos núcleos de choro do IFG, UFG, Gustav Ritter e Basileu França.
O espaço também será um ambiente de encontro e criação para novos artistas, que precisam de palcos e oportunidades para desenvolver sua identidade musical.
Mais do que um projeto musical, Amigos do Choro é também um convite à celebração. “Este é só o começo. Queremos animar as noites de sexta-feira no Centro de Goiânia e contar com o acolhimento dessa cidade maravilhosa. Venham chorar de alegria conosco!”, convidam os músicos.
- Leia também: Confira a programação dos blocos de Carnaval em Goiânia
- Crença, fé e financiamento público: o Carnaval da inconstitucionalidade
O post Amigos do Choro anima noites de sexta-feira no Centro de Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.