O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer aumentar a taxação sobre fortunas superiores a US$ 2,5 milhões no país. Trump quer aumentar a taxa para 39,6%, ante os 37% atuais.
A proposta do presidente representa uma quebra de tradição no seu partido. O valor arrecadado seria utilizado para financiar reduções fiscais mais amplas.
“Isso ajudaria a custear cortes de impostos massivos para as classes média e trabalhadora e proteger o Medicaid”, disse um interlocutor ao jornal Financial Times. O Medicaid é um programa de financiamento de saúde para famílias de baixa renda.
A medida é criticada por grupos de direita nos Estados Unidos. Esses grupos acreditam que a taxação dos mais ricos seja uma política democrata.
O jornal norte americano explicou que a proposta é feita quando o Congresso e Casa Branca tentam acelerar a aprovação de um pacote fiscal que ampliaria cortes de impostos que expiram em 2026.
A ampliação desse pacote é uma das prioridades para Trump, mas foi ofuscada pelo tarifaço imposto pela Casa Branca a 185 países e blocos econômicos.
Membros do partido de Trump desconfiam em como pagar pelos cortes de impostos, além de outras medidas incluídas no pacote fiscal. O presidente sinaliza que pode acabar com o tratamento preferencial tributário que tem os lucros de fundos de hedge e private equity, medida que representaria um duro golpe contra Wall Street.
Leia também
Governo Trump vem ao Brasil para tratar de sanções a Moraes
O post Trump quer taxar grandes fortunas em quase 40% apareceu primeiro em Jornal Opção.