| Foto:
Tadeu Bianconi/Governo do ES
Profissionais de turismo de diferentes estados brasileiros estão no Espírito Santo para conhecer atrativos e promover os destinos capixabas Brasil afora. Eles fazem parte do grupo “Os Feras no Turismo”, que surgiu há cinco anos e reúne guias e agentes de todo o País.Vitória foi sorteada para sediar o segundo encontro “Os Feras no Turismo Divulgam seu Destino”, que, no ano passado, foi realizado na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é que, com as informações obtidas e as experiências vivenciadas no Estado, esses profissionais divulguem o Espírito Santo em suas cidades, incentivando a vinda de mais turistas.“O grupo, hoje formado por 150 pessoas, surgiu na pandemia de covid e era apenas virtual. No ano passado, nós tivemos a ideia de divulgar cada lugar onde os profissionais estão. Dessa forma, nós nos encontramos e conhecemos novas possibilidades de destinos e de roteiros para oferecer”, explicou Shirley Matos, capixaba que criou o Feras no Turismo.
Shirley Matos, criadora do Feras no Turismo.
| Foto:
Arquivo/AT
O encontro começou na última quarta-feira. Na quinta-feira (8), os participantes conferiram palestras com autoridades e especialistas. A jornalista Kamila Rangel esteve entre os palestrantes, apresentando o projeto Caçadores de Destinos, da Rede Tribuna, como uma fonte de informações para os profissionais do turismo e para os turistas em geral.
A jornalista Kamila Rangel apresentou o projeto Caçadores de Destinos, da Rede Tribuna, aos Feras no Turismo.
| Foto:
Viviane Simmer
“O Caçadores de Destinos é um projeto multimídia para divulgar o Espírito Santo e fortalecer o turismo de Norte a Sul do Estado. Assim como os guias de turismo estão entre as nossas fontes para definição dos roteiros, o conteúdo que produzimos serve como bússola para o trabalho deles. É uma parceria valiosa!”, comentou.Nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), quando é comemorado o Dia Nacional do Guia de Turismo, os feras participam de famtours, passeios para conhecer atrativos do Espírito Santo.“É uma alegria muito grande receber esses profissionais aqui, porque o Espírito Santo nunca esteve tão preparado como está agora. Nós temos o desafio de vender o Estado como destino turístico para o Brasil e o mundo”, destacou a subsecretária estadual de Turismo, Lorena Vasques.
Lorena Vasques, subsec. estadual de Turismo.
| Foto:
Arquivo/AT
O presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures), Valdeir Nunes, destacou a importância da conexão entre Governo, entidades ligadas ao turismo, profissionais do setor e empreendedores. “A união faz a força, e a união vai fazer a diferença no turismo do Espírito Santo”, ressaltou.
Valdeir Nunes, presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures).
| Foto:
Arquivo/AT
Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae-ES, destacou que, além de união, é preciso ter consistência. “O que vai fazer a gente ter sucesso é o conjunto, o coletivo, a cadeia turística completa. E o que vai fazer a gente ter essa cadeia completa é consistência e constância”, afirmou.