O secretário municipal de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, representará o prefeito Sandro Mabel (UB) na Missão Internacional à Estônia, Finlândia e Singapura, liderada pelo Governo de Goiás. O contrato de R$ 51 mil, referente à contratação do serviço, foi publicado nesta quarta-feira, 8, no Diário Oficial do Município (DOM). O titular da pasta detalhou que, entre os objetivos da missão, está o conhecimento de estratégias de inovação e transformação digital, além de modelos de smart cities (cidades inteligentes).
A missão será liderada pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB), com a participação dos titulares da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, e da Secretaria da Economia, Francisco Sérvulo. De acordo com a justificativa publicada no Diário Oficial do Município (DOM), o objetivo da viagem é compartilhar informações e boas práticas relacionadas à inovação, governança, transparência e transformação digital com os países visitados.
Segundo as informações do extrato de contrato, a missão ocorrerá entre os dias 27 de maio e 4 de junho, com saída de Goiânia no dia 26 de maio. O pacote inclui alimentação, traslado, passagens, hospedagem, intérprete e organização de agendas técnicas. O serviço será fornecido pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública (IBAP).
Em contato com o Jornal Opção, Christino contou que o vice-governador havia convidado o prefeito Sandro Mabel (UB), que o designou como seu representante na missão. “O foco será em inovação e transformação digital. Vamos representar o município na conferência global na Estônia, que reunirá mais de 500 líderes de 90 países e visitar os centros de referência tecnológica na Finlândia e Singapura”, contou.
Entre os locais a serem visitados, o secretário detalha que passará pelo e-Estonia, na Estônia, um centro de referência tecnológica que trata das relações entre o governo e os cidadãos, utilizando soluções baseadas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Além do Campus de Testes de Veículos Autônomos, em Singapura.
Um dos objetivos citados pelo titular da SIT é conhecer as estratégias de transformação digital e as smart cities da Finlândia. Por exemplo, a capital Helsinque é uma das pioneiras no desenvolvimento de cidades inteligentes.
Christino ainda fará reuniões em órgãos de planejamento urbano, segurança pública, transformação digital e formação técnica em Singapura. Por exemplo, o Public Service Commission (Comissão de Serviço Público), o Smart Nation and Digital Government Office (Gabinete de Nação Inteligente e Governo Digital) e o Institute of Technical Education (Instituto de Educação Técnica). As pastas estão envolvidas em projetos de inovação, governo digital e modernização dos serviços público no país asiático.
Leia também:
Missão Índia: Governo estadual prepara viagem para fortalecer parcerias com o país
Câmara aprova licença para Mabel viajar para a Itália e Prefeitura será comandada por Coronel Cláudia e Policarpo; entenda
O post Secretário de Inovação e Transformação Digital representa Mabel em Missão à Estônia, Finlândia e Singapura apareceu primeiro em Jornal Opção.