Sob gestão Mabel, multas pelo descarte irregular de lixo dobraram 

Após assumir a gestão da prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (UB) intensificou a fiscalização do descarte incorreto de resíduos sólidos que agora fica encargo da recém criada Secretaria de Eficiência, além de programa como o projeto de concientização “Lixo Zero”. Sob essa iniciativa, as autuações por descarte irregular de resíduos quase que dobrarou em apenas um ano, como descobriu o Jornal Opção

De acordo com dados obtidos pela equipe de redação, as multas de janeiro e abril de 2024 saíram de 166, para 294 autações no mesmo período de 2025. Além disso, as atuações de 2025 já correspondem a mais da metade dos autos feitos durante o ano de 2024 inteiro. Da mesma forma, as apreensões em flagrante pelo despejo quase quadruplicaram, saindo de 6 em 2024 inteiro para 15 nos primeiros cinco meses de 2025. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais e Artigo 61 do Decreto federal 6514, a multa mínima e a máxima para a poluição do por meio de despejo indevido é nos valores de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, respectivamente. 

Apesar do aumento das autuações, ainda é possível observar locais onde ocorre o despejo de entulhos, pneus, resíduos sólidos e orgânicos, como flagrado pela equipe de reportagem em um lote baldio ao lado do cruzamento da Avenida Maurício Gomes Ribeiro com a Avenida Berlim, no Setor Novo Horizonte. 

Incentivo no descarte correto

Para reduzir a poluição, a prefeitura de Goiânia instalou oito áreas de descarte provisórias em regiões que não dispõem de um ecoponto propriamente instalado. Nestes locais, a gestão informa que recebe 450 toneladas de entulhos diariamente. Fora isso, a prefeitura já fez a retirada de mais de 419 mil toneladas de entulhos recolhidos pela cidade durante os primeiros 100 dias de governo. 

“A prefeitura faz a parte dela, é preciso que mais pessoas façam o mesmo, que tenham empatia com os demais moradores e vizinhos”, afirma Renato Medeiros, o gerente de controle e recuperação fiscal da Secretaria de Eficiência, Renato Medeiros.

Ecopontos instalados 

Atualmente, a cidade dispõe de cinco locais específicos para o despejo correto de lixo, sendo eles: Jardim Guanabara II, na Rua GB-5 com Rua GB-6; Setor Faiçalville, na Av. Nadra Bufaiçal com Av. Madri APM; Jardim São José, na Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda; Residencial Campos Dourados, na Rua São João Del Rei APM 07; Parque Eldorado Oeste, na Rua Elo 43. 

Enquanto isso, os oitos espaços provisórios estão nas localidades: Rua Perimetral 2 com Av. Liberdade, no Vale do Araguaia; Av. Maurício Gomes com a Av. Berlim, no Jardim Europa; Via das Chácaras com Rua Anicuns 3, no Residencial Anicuns; JH-14, no Jardim das Hortências; Rua SV-18 com Rua Jaraguá, no Solar Ville; Av. Antônio Fidelis, próximo à Alameda Imbé, no Parque Amazônia; Veneza com VN22, no Brisas do Cerrado e na Av. do Capim com Rua RB17, no Setor Recanto do Bosque.

Além dos locais próprios para o descarte, a prefeitura conta com o serviço Cata-Treco, responsável por fazer a retirada de grandes volumes de resíduos, como móveis, geladeiras, fornos e entre outros, disponível pelo telefone/ WhatsApp (62) 3093-9223 e pelo site consorciolimpagyn.com.br.

  • Leia também: Prefeitura inaugura oito pontos provisórios para descarte de resíduos inorgânicos em Goiânia

O post Sob gestão Mabel, multas pelo descarte irregular de lixo dobraram  apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.