INSS vai notificar aposentados lesados na próxima terça

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar, nesta quinta-feira, 8, avisos a 27 milhões de aposentados e pensionistas que não foram afetados pelas fraudes envolvendo descontos indevidos nos benefícios. As notificações estão sendo feitas como parte da ação de esclarecimento promovida pelo órgão após a revelação do esquema irregular.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, a partir da próxima terça-feira, 13, cerca de 9 milhões de beneficiários que foram vítimas de descontos indevidos serão notificados exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.

Waller afirmou que todos os segurados que contestaram os descontos indevidos e para os quais não há comprovação de autorização terão direito a ressarcimento. A devolução dos valores será feita diretamente pelas associações responsáveis pelas cobranças irregulares.

“Haverá o ressarcimento de todos que reclamaram e não há comprovação da aprovação dos descontos”, afirmou o presidente.

Esquema de fraudes

O bloqueio ocorre após a deflagração de uma operação da Polícia Federal, que revelou um esquema de fraudes no INSS envolvendo o descoenvolve o desconto indevido de valores em aposentadorias e pensões. Segundo as investigações, os empresários eram filhas comprometidas com associações, que realizavam descontos mensais em seus benefícios sem consentimento.

afetado Estima-se que o esquema afetado tenha cerca de 4,1 milhões de beneficiários, com um prejuízo potencial de R$ 6,3 bilhões. As irregularidades vinham sendo praticadas por meio de brechas no sistema de autorização de consignados, permitindo que as entidades procedessem com os descontos sem que o seguro fosse consultado da adesão.

Leia também: INSS determina bloqueio de novos empréstimos consignados após denúncias de fraudes

O post INSS vai notificar aposentados lesados na próxima terça apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.