Universidade Federal de Pernambuco anuncia reestruturação no “prédio da Sudene”

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou o início da reestruturação do Edifício Celso Furtado — conhecido popularmente como “prédio da Sudene” — localizado na Zona Oeste do Recife. A primeira etapa do projeto será a criação de um consórcio responsável pela elaboração de estudos técnicos.

O objetivo da iniciativa é transformar o edifício em um centro voltado para ensino, pesquisa, inovação e colaboração com o setor privado. O projeto conta com o suporte técnico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e está sendo desenvolvido por um consórcio formado por quatro empresas: Finarq, Plantar Ideias, Urban System e Vieira Rezende Advogados.

Com mais de 62 mil metros quadrados de área construída, a proposta é transformar o prédio em um polo estratégico de conhecimento e desenvolvimento para a região. A fase inicial do processo inclui a realização de um diagnóstico técnico, além de análises de mercado e das potencialidades do imóvel. As informações são da CBN Recife.

Leia mais

As próximas etapas envolvem questões jurídicas, processos licitatórios, realização de audiências públicas e articulações com possíveis investidores. As intervenções previstas abordarão aspectos como infraestrutura, retrofit, planejamento urbano e sustentabilidade ambiental.

A apresentação final do projeto está prevista para o primeiro trimestre de 2027. A proposta contempla a criação de um plano para a área que favoreça a atração de investimentos e o fortalecimento de um ecossistema de inovação, respeitando o valor histórico e arquitetônico do local. O prédio, que abriga duas torres de 13 andares com traços modernistas, também possui um paisagismo assinado por Burle Marx.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.