Recife está prestes a ganhar duas novas áreas públicas que prometem transformar a mobilidade urbana e a convivência na cidade. Realizado em parceria da Prefeitura com a construtora Moura Dubeaux, o projeto de requalificação do Cais José Estelita inclui a construção do Parque do Cais, com mais de 33 mil metros quadrados, e do Parque da Memória Ferroviária, com 55 mil metros quadrados, integrados a um novo sistema viário que conectará o Centro à Zona Sul.
“Já imaginaram conectar a Dantas Barreto com o Cais José Estelita? É isso que a gente vai conseguir fazer com a integração viária e com dois novos parques. Parque do Cais, Parque da Memória Ferroviária, que vão ser feitos e o novo sistema viário aqui do Cais Estelita. Com isso, vai ser criado 9,5 hectares de área pública. E tudo isso sem uso de recursos públicos, já que é uma contrapartida privada”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.
Leia mais
O Parque do Cais será um dos maiores espaços públicos de lazer do Recife, com ciclovias de 1,7 km de extensão, calçadas amplas e acessíveis, áreas contemplativas, arborização e infraestrutura voltada para o lazer de todas as idades. Já o Parque da Memória Ferroviária vai reforçar o vínculo da cidade com sua história, preservando galpões e casarios históricos, além de criar um espaço para atividades culturais e educativas.
O projeto, que conta com a participação do Consórcio Novo Recife, da Prefeitura do Recife, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), prevê ainda a implantação de ciclovias bidirecionais, iluminação em LED, redes subterrâneas de energia, água, esgoto, internet e gás natural. Um novo sistema de drenagem será instalado para reduzir os pontos de alagamento na região de São José, que também já recebeu a restauração da Igreja Matriz.
O diretor da Moura Dubeux, Eduardo Moura, destacou a importância do projeto para a integração urbana. “Essa obra é muito significativa para o bairro de São José, pois cria integração urbana e facilita o acesso à orla. Teremos um parque com área de lazer e contemplação e, além disso, o Parque da Memória Ferroviária, reforçando o vínculo com a história da cidade”, afirmou.
Com investimento total de R$ 140 milhões, o conjunto de intervenções no Cais José Estelita representa um marco na transformação urbana do Recife, que passa a integrar um território estratégico, valorizando a paisagem natural e o patrimônio arquitetônico com soluções sustentáveis e inclusivas.
Leia menos