Habemus papam, fumaça branca, fumaça preta: entenda as expressões e símbolos do conclave que começa nesta quarta


Glossário explica significado das palavras em torno da escolha do novo papa, o líder da Igreja Católica. Basílica de São Pedro
Marko Djurica/Reuters
Começa nesta quarta-feira (7) no Vaticano o conclave, no qual 133 cardeais escolherão quem será o novo papa —o líder da Igreja Católica no mundo.
AO VIVO: Acompanhe em tempo real o conclave que elegerá o novo papa
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Expressões e símbolos não tão familiares aos brasileiros serão mais ouvidas nos próximos dias, enquanto o processo se desenrola. O novo papa será eleito ao obter 89 dos 133 votos —nos últimos dois conclaves (2005 e 2013), isso aconteceu no segundo dia de votação, que será na quinta-feira (8).
Veja a seguir as expressões, lugares e símbolos mais comuns:
Conclave: ritual secreto em que o Colégio dos Cardeais se reúne, no Vaticano, para eleger o novo líder da Igreja Católica. A palavra “conclave” vem do latim cum clavis e significa “fechado a chave”.
Fumaça preta ou branca: uma fumaça sai da Capela Sistina para indicar o que aconteceu na votação para escolha do papa. A fumaça preta indica que ainda não há uma definição; já a branca anuncia que há um novo papa.
Habemus Papam: texto lido pelo cardeal protodiácono para anunciar a eleição de um novo papa. O anúncio é feito na varanda central da Basílica de São Pedro e, em seguida, o novo papa dá a sua primeira benção.
Capela Sistina: construção do século 15 que integra o Palácio Apostólico, a moradia oficial do papa, no Vaticano. Michelangelo pintou o teto inspirado no livro de Gênesis. Vai ser a sede do conclave.
Basílica de São Pedro: local no Vaticano em cuja varanda será anunciado o novo papa. Em frente a ela, milhares de fieis de todo o mundo acompanharão o conclave.
”Eligo in summum pontificem”: frase inscrita no boletim de papel em que os cardeais escrevem seus votos. Quer dizer “elejo como Sumo Pontífice”, em latim.
Protodiácono: cardeal mais velho da ordem dos cardeais, tem a função de revelar ao público quem é o novo papa. O atual protodiácono, que irá anunciar o próximo pontífice, é o cardeal francês Dominique Mamberti. Ele não participará da votação.
Escrutinadores: cardeais encarregados de contar os votos no conclave.
Infirmarii: cardeais que levam cédulas de votação aos cardeais doentes, que não podem comparecer à Capela Sistina.
Revisores: cardeais responsáveis pela revisão da contagem de votos no conclave.
g1 no Vaticano: Em dois passos, você sai da Itália e entra no Vaticano
Capela Sistina preparada para o conclave, em maio de 2025
Vatican Media/Handout via Reuters
Adicionar aos favoritos o Link permanente.