Cientistas descobrem primeiro animal que vive sem oxigênio

Cientistas da Universidade de Tel Aviv descobriram o primeiro animal capaz de sobreviver sem precisar de oxigênio ao seu redor. A descoberta mostra que seres vivos podem se adaptar para sobreviver em condições antes consideradas impossíveis, como no espaço.

O animal, chamado de, Henneguya salminicola, pertence ao filo Cnidaria, o mesmo de águas vivas e anêmonas. Ele foi encontrado dentro de músculos de salmões do Pacífico Norte. Ele evoluiu até perder o DNA dentro das mitocôndrias, responsáveis por produzir energia nas células através da respiração.

O animal foi encontrado através de análises feitas com microscópios fluorescentes e sequenciamento genético. Os pesquisadores também identificaram a ausência de DNA mitocondrial.

A descoberta faz com que a ciência saiba da possibilidade de existir seres anaeróbicos, antes considerados impossíveis pelos livros de biologia. O animal também levanta novas perguntas para pesquisas que estudam a vida e organismos complexos em nosso Sistema Solar e outros lugares do espaço.

Leia também

Onça-pintada: entre o mito do perigo e o direito de existir em paz

O post Cientistas descobrem primeiro animal que vive sem oxigênio apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.