A Polícia Civil de Goiás (PCGO) instaurou inquérito para investigar o deputado estadual Cristiano Galindo, após determinação da Justiça com base em denúncia apresentada pelo ex-vereador de Trindade e suplente de deputado estadual, Edson Cândido.
A investigação, conduzida pela 16ª Delegacia Regional de Trindade, apura possíveis irregularidades cometidas pelo parlamentar no uso de recursos públicos. Ao Jornal Opção, a delegada Silvana Nunes, titular da unidade, confirmou que o procedimento está em andamento, mas prefere não adiantar para preservar o sigilo das apurações.
Em nota, a defesa de Galindo afirmou que “considera totalmente infundada a denúncia” contra seu cliente. O advogado ainda defende que são afirmações irresponsáveis. [Confira nota na íntegra ao final do texto]
Segundo a notícia de fato criminal encaminhada pelo juiz Felipe Morais Barbosa, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Trindade, Cristiano Galindo é suspeito de utilizar indevidamente o cartão de abastecimento do Município de Trindade para custear despesas de um veículo da Assembleia Legislativa.
Além disso, o parlamentar também é suspeito de ter nomeado um servidor comissionado para prestar serviços particulares em uma obra de sua propriedade. A decisão judicial para a abertura do inquérito ocorreu após parecer favorável da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.
Como Galindo possui foro por prerrogativa de função, caberá ao Tribunal de Justiça de Goiás supervisionar o andamento da investigação, ouvindo o Ministério Público e determinando as próximas etapas do processo.
É importante frisar que, até o momento, trata-se apenas de uma investigação. Não há condenação ou comprovação de culpa.
Nota da defesa de Cristiano Galindo na íntegra:
“A Defesa do Deputado Estadual Cristiano Galindo esclarece que considera totalmente infundada a denúncia que relaciona indevidamente seu nome à prática de qualquer ilícito. A acusação decorre de afirmações irresponsáveis feitas pelo ex-vereador Edson Cândido, já condenado anteriormente por divulgação de fake news.
O Deputado Cristiano Galindo reafirma sua inocência e permanecerá trabalhando com dedicação e compromisso em favor da população de Goiás.
Gilles Gomes, Advogado Criminalista”
Leia também:
- Ex-vereador leva à Justiça sérias acusações contra deputado Cristiano Galindo, que agora será investigado pela Polícia
- Após ser substituída por Márcia Lopes, Aava Santiago vira “quase-ministra” de Lula
O post Polícia Civil confirma investigação contra deputado Cristiano Galindo apareceu primeiro em Jornal Opção.